Buscar

Diferença entre literatura, gêneros literários e literariedade.

💡 3 Respostas

User badge image

Ana Bertozzi

Oi, Jessika. 

Esses são conceitos muito amplos que acabam se confundindo. 
Vou tentar uma definição simples, mas vale a pena você procurar textos que te ajudem com algo mais acadêmico. 

Literatura é a criação artística com a língua. Aquela que visa a expressividade como forma de manusear a linguagem. 

Gêneros Literários são as diversas realizações do texto literário que podem ser reconhecidos a partir de suas características em comum: a crônica, o conto, a carta, a poesia...

Literiaridade são as características que definem um texto como literário. 

Acho que é isso. 
Ajudou?

Um abraço

4
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos. Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as técnicas da gramática, da retórica e da poética. (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura. Acesso em 26 de setembro de 2016)

Gêneros literários são divisões feitas em obras literárias de acordo com características formais comuns, agrupando-as segundo critérios estruturais, contextuais e semânticos, entre outros. Atualmente a divisão é da seguinte forma: gênero lírico, gênero narrativo e gênero literário. (fonte: https://www.normaculta.com.br/generos-literarios/. Acesso em 26 de setembro de 2016).

E a literariedade é o conjunto de características específicas (linguísticas, semióticas, sociológicas) que permitem classificar um texto como literário. (fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-conceito-de-literariedade/21865. Acesso em 26 de setembro de 2016).

OBS: Dentro de um determinado gênero literário há o predomínio de uma estrutura típica, que não corresponde à estrutura de outro gênero literário, visto que cada um apresenta características próprias.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A Literatura é a técnica de compor e expor textos escritos. Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as técnicas da gramática, da retórica e da poética. (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura. Acesso em 26 de setembro de 2016)

Gêneros literários são divisões feitas em obras literárias de acordo com características formais comuns, agrupando-as segundo critérios estruturais, contextuais e semânticos, entre outros. Atualmente a divisão é da seguinte forma: gênero lírico, gênero narrativo e gênero literário. (fonte: https://www.normaculta.com.br/generos-literarios/. Acesso em 26 de setembro de 2016).

E a literariedade é o conjunto de características específicas (linguísticas, semióticas, sociológicas) que permitem classificar um texto como literário. (fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-conceito-de-literariedade/21865. Acesso em 26 de setembro de 2016).

OBS: Dentro de um determinado gênero literário há o predomínio de uma estrutura típica, que não corresponde à estrutura de outro gênero literário, visto que cada um apresenta características próprias.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais