Buscar

Como alego inconstitucionalidade da desconsideração da Personalidade Jurídica por insolvência, presente na 2° parte do cáput do art. 28 do CDC?

É para um júri simulado da faculdade, já pesquisei e li muita coisa, mas nada ainda. Quem puder ajudar agradeço!

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

Não consideramos a desconsideração da personalidade jurídica por insolvência, prevista no artigo 28 do CDC, inconstitucional.

Entretanto, caso fossemos alegar a inconstitucionalidade do referido artigo, fariamos alegando que há violação do artigo 5º, incisos LIV e LV da Constituição Federal, uma vez que obrigar o atingido pela desconsideração a reconhecer o resultado de um julgamento do qual não participou, e não pôde apresentar defesa, não estaria de acordo com os ditames constitucionais.

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

 

LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;"

Rememore-se que o meio adequado para propor esta inconstitucionalidade é via ADIn, instituto normatizado pela Lei 9.868/99. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais