Buscar

O que é negócio jurídico fiduciário?

Sei que a palavra fiducia vem de confiança, boa-fé, mas não consigo entender o que é negócio jurídico fiduciário.

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas D'Angelo

A principal finalidade do contrato fiduciário é suprir as lacunas e deficiencias da legislação.

Para entender melhor, fiducia é "sinonimo" de confiança e segurança, ou seja, é uma espécie de contrato baseado na confiança. De maneira breve, é como se se credita a boa-fé/confiança por parte do fiduciante em relação ao fiduciário, no cumprimento da obrigação que ambos pactuaram. Só lembrando, ele pode ser celebrado por instrumento publico ou particular, tanto faz. Peguei esse exemplo num site, para lucidar essa ideia:  "(...)

Um clássico exemplo de como a fidúcia está relacionada com a economia, é a crise dos Estados Unidos de 2008, uma vez que se concedeu uma enorme quantidade de crédito para os cidadãos americanos sem qualquer tipo de garantia, culminando na inviabilidade de negociação desses títulos imobiliários.

Desta maneira, nota-se que a concessão de crédito está intimamente ligada à fidúcia gerando o aumento da inflação, que, por sua vez, gera efeito cascata em diversos setores da economia, como o financiamento e aumento de salário mínimo."

0
Dislike0
User badge image

Gutyerres

Fidúcia é uma palavra que vem do latim, confidere, que significa confiança, segurança, lealdade, em que se credita boa-fé, ou seja, confiança que o fiduciante deposita no fiduciário no cumprimento da obrigação pactuada.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais