Buscar

Como funciona a hidrólise do amido?

Como ocorre a quebra do amido no sistema digestório!

💡 2 Respostas

User badge image

Cleber Viana Barros

Bom dia segue alguns links pra te ajudar:

http://pt.slideshare.net/larissacorradivoss/hidrlise-cida-do-amido

esse link vai te direcionar para um download do trabalho sobre o tema em questão ,o arquivo tem o nome "capitulo", vc vai ter que renomea-lo ,é só por     .pdf            no final ,vai ficar assim "  capitulo.pdf  " e dar enter pra poder abri-lo, caso não consiga deixa seu email que envio o arquivo pra vc.

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&cad=rja&uact=8&ved=0CEQQFjAF&url=http%3A%2F%2Fwww.ccta.ufcg.edu.br%2Fadmin.files.action.php%3Faction%3Ddownload%26id%3D3154&ei=0cdQVPqBLoaYgwTox4KgBw&usg=AFQjCNERTxdviLKYO9Qvd8cVZjsL-4eWIg&bvm=bv.78597519,d.eXY

 

2
Dislike0
User badge image

Mariana Tôrres de Castro

A digestão do amido começa na boca com a ação da alfa-amilase (Ptialina), que hidrolisa o amido. A alfa-amilase é assim chamada, porque só quebra ligações glicosídicas do tipo alfa-1,4. A amilopectina (uma fração do amido) e o glicogênio são polissacarídeos ramificados, por isso contêm, em sua estrutura, ligações glicosídicas alfa-1,6, além das ligações alfa-1,4. As ligações alfa-1,4 de unidades de glicose que servem como pontos de ramificação, não sofrem a ação da alfa-amilase, gerando as dextrinas alfa-limite, contendo uma média de oito unidades de glicose e uma ou mais ligações glicosídicas alfa-1,6.

Quando o alimento chega ao estômago, a alfa-amilase é inativada pelo ácido gástrico (pH menor que 4,0), já que  o pH ótimo da alfa-amilase é cerca de 7 (neutro), a saliva tem pH entre 6,4 - 7,5. A digestão do amido pela saliva produz oligossacarídeos e maltose. Quando o alimento é colocado na boca, reflexos nervosos estimulam a secreção da saliva, especialmente se o alimento é saboroso ou apetitoso. Tal controle é realizado pelo sistema nervoso autônomo. O SNP estimula secreção da alfa-amilase e o SNS inibe a sua secreção.

A alfa-amilase pancreática é muito ativa, completando este processo, hidrolisa os polissacarídeos a dissacarídeos. A secreção pancreática é regulada por mecanismo nervoso e também hormonal. A digestão subsequente é realizada por enzimas pancreáticas liberadas na membrana da borda-em-escova do epitélio do duodeno e jejuno: lactase, sacarase, maltase (glico-amilase), alfa-dextrinase, e o amido é transformado em glicose, no dissacarídeo maltose, no trissacarídeo maltotriose e nas chamadas dextrinas alfa-limite. O duodeno e o jejuno proximal tem a mais alta capacidade de absorver os açúcares. Os monossacarídeos, glicose, galactose, frutose e outros que ocorrem em menor quantidade, são absorvidos por um processo mediado por transportadores específicos. A entrada de glicose e galactose ocorre com a entrada concomitante de sódio, enquanto a entrada de frutose não é dependente da entrada de sódio.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais