Buscar

Qual o efeito da decisão de uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão ?

Qual o efeito da decisão de uma ação direta de inconstitucionalidade por omissão ?

💡 10 Respostas

User badge image

paulo bortoli

Em harmonia com o parágrafo 2º, do art. 103 da CF, que dá decisão da ADIN por omissão, será dada ciência ao poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para suprir a omissão no prazo de trinta dias.
7
Dislike0
User badge image

Karina Moraes

Tem por finalidade tornar efeitiva norma constitucional em razão de omissão, ou seja, prova o judiciário para que seja reconhecida a demora na produção da norma regulamentadora. 

Possui os seguintes efeitos:

- Com relação ao poder compentente, em respeito a independência dos Pdoeres, será dada simples ciencia da decisão, sem estipulação de prazo para o suprimento da omissão;

- Com relação ao órgão administrativo,  este deverá suprir a omissão inscontitucional em 30 dias, sob pena de responsabilidade. 

3
Dislike0
User badge image

Fabio Fernandes

A análise da AdinO pertence ao controle de constitucionalidade repressivo concentrado, em abstrato, isto é, a análise da omissão legislativa se dará em tese, desencadeando, em regra, efeitos erga omnes (a decisão alcança a todos) e ex tunc (desde sempre).

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais