Buscar

como funciona o mecanismo de contra corrente da alca de Henle e o vaso reto ?

💡 2 Respostas

User badge image

Vicente Folgierini

Ele atua aumentando a tonicidade no interstício para retirar mais água que é drenada pela vasa recta. Ta pendente um resumo meu que explica isso.

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sistema de contracorrente ocorre onde o fluxo interno de fluído corre paralelo, contrário  e muito próximo ao fluxo externo. Essas características são comuns à organização anatômica das alças de Henle e dos vasos retos. O mecanismo de contracorrente do rim inclui dois sistemas de contracorrente: o sistema multiplicador por contracorrente (alças de Henle) e o sistema de troca por contracorrente (vasos retos).


Funciona da seguinte forma: o filtrado, enquanto passa na parte descendente na alça de Henle, entra em contato com o fluido peritubular, cada vez mais concentrado (consequência da impermeabilidade do túbulo à água); Então, o sódio passa a ter tendência a entrar para na alça descendente, e a àgua a sair desta, o que faz aumentar a osmolaridade no final da alça descendente.


O sódio é, então, reciclado, passando da alça ascendente para o fluido peritubular e deste para a aalça descendente. No túbulo distal e canal coletor as células são altamente permeáveis à água, o que conduz com a reabsorção de cerca de 99% da água. 

fonte:https://www.portalsaofrancisco.com.br/corpo-humano/sistema-urinario

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais