Buscar

METODOLOGIA CIENTIFICA

Há quem acredita que uma monografia deva trazer assuntos que nunca foram pesquisados, algo inédito, complexo e extenso; na verdade, um trabalho monográfico é o primeiro contato do pesquisador com uma pesquisa, sendo considerado mais simples do que pensamos. O aprofundamento do tema de pesquisa enfocando aspectos novos e que não foram pesquisados pode se tornar objeto de dissertações de mestrado ou teses de doutorado. [Em um trabalho científico] a coerência interna do texto é imprescindível e ela se impõe em dois níveis: primeiro, a coerência lógico-estrutural da articulação do raciocínio, as etapas do processo demonstrativo sucedendo-se dentro de uma sequência da articulação lógica; segundo, a coerência com as premissas metodológicas adotadas. (PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.)

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No mundo científico existem diferentes tipos de pesquisa e de trabalhos científicos. Como tipos de pesquisa temos, por exemplo, a bibliográfica, a documental e o estudo de caso. Em relação aos trabalhos científicos temos, dentre outros, a monografia e o artigo científico.

PORQUE

II. Quer seja monografia ou artigo científico, que utilizem as pesquisas bibliográfica ou documental, é possível verificar que estes trabalhos possuem uma mesma divisão: introdução, desenvolvimento e conclusão. Dentro da comunidade científica existe um padrão que orienta a realização do trabalho e da pesquisa científica em seu planejamento e execução.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

a.

A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda é uma proposição verdadeira.

b.

As duas asserções são proposições verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.

c.

As duas asserções são proposições verdadeiras, não sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.

d.

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, sendo a segunda uma proposição falsa.

e.

As duas asserções são proposições falsas.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Metodologia científica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico. É o conjunto de técnicas e processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica.


A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.


A pesquisa é uma das atividades primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser estudado.


Portanto, diante destes conceitos, temos que a reposta correta é a letra D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

METODOLOGIA CIENTIFICA

Metodologia Científica

UNP

User badge image

Hevelyn Costa

Question Icon

metodologia cientifica

Metodologia Científica

CEUCLAR

User badge image

Ariane flores de Oliveira

Question Icon

Metodologia Cientifica

Metodologia Científica

UNIP

User badge image

Rennan Costa

Materiais relacionados