Buscar

Alguém poderia me ajudar com essa questão?

"NEM DA ROCINHA”, conhecido traficante da cidade do Rio de Janeiro, no ano de 2011, foi condenado a 15 anos de reclusão, em razão do homicídio qualificado praticado em 2008 contra um policial-militar. Considerando que NEM já fora condenado, no ano de 2005, pelo cometimento do crime de tráfico ilícito de entorpecente, pergunta-se: Terá ele direito ao livramento condicional da pena? Se positivo, depois de comprido quanto tempo de pena? Justifique fundamentadamente a sua resposta.

💡 5 Respostas

User badge image

marcos lima

Não terá livramento condicional, pois para ter este beneficio faz-se mister preencher todos os requisitos principais do Art. 83 - O juiz poderá conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que:
I - cumprida mais de um terço da pena se o condenado não for reincidente em crime doloso e tiver bons antecedentes

Como ele é reincidente não pode ter tal beneficio.

3
Dislike0
User badge image

Paula Virginia Paiva

Segundo os dispositivos ou institutos penais ele terá progressão de pena mais livrar da pena não

2
Dislike0
User badge image

Pedro Rafael

Olá! ele não tem direito ao livramento condicional por causa da reincidência específica. Explico. Considere que existem duas espécies de reinciência, a genérica e a específica. A genérica ocorre quando o agente condenado por um crime anterior, comete outro crime de espécie diferente do primeiro (ex. o agente foi condenado anteriormente por furto e posteriormente por roubo - artigos diferentes). Já a reicidência específica, é quando agente condenado por crime anterior, comete novo crime de mesma natureza do primeiro (o agente foi condenado anteriormente por futo e posteriormente foi condenado por furto novamente - isto é, pelo mersmo artigo).
No entanto, quando se tratar de crimes hediondos, haverá a reincidência específica somente em relação aos crimes previstos na Lei de Crimes Hediondos - não sendo necessário violação ao mesmo dispositivo legal. Voltemos ao caso.  "Nem" foi condenado em 2005 pelo delito de tráfico ilícito de entorpecentes. Em 2008 "Nem" é condenado por crime de homicídio qualificado (que é hediondo), com efeito, "Nem" é reincidente específico. Vejamos a redação do Código Penal agora, em seu art. 83:

Art. 83 - O juiz poderá conceder livramento condicional ao condenado a pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 (dois) anos, desde que:
(...)
V - cumprido mais de dois terços da pena, nos casos de condenação por crime hediondo, prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, e terrorismo, se o apenado não for reincidente específico em crimes dessa natureza.(Incluído pela Lei nº 8.072, de 25.7.1990)

Portanto, salvo melhor juízo, "Nem" não faz jus ao livramento condicional.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais