Buscar

Como poderíamos compreender a relação entre a historiografia marxista e o avanço nos estudos de história cultural no Brasil?

Como poderíamos compreender a relação entre a historiografia marxista e o avanço nos estudos de história cultural no Brasil?

💡 3 Respostas

User badge image

Andresa Cardoso Santana

    Eu acredito que o materialismo historico introduzido por Marx trouxe a visão das divisões da sociedade.  Que sempre existiu no mundo. Fazendo um avanço para a evolução historiografica da nossa Historia. A luta de classe e a critica colocada por Marx, transfomou totalmente a forma de ver o mundo e o homem e incluiu todos os homens com fazedores de historia.

    Para nos aqui no Brasil deu a oportunidade de encontrarmos as nossas raizes e a buscar a identidade do nosso povo brasileiro. Que pela nossa mestiçagem e dificil de muitas vezes sabemos o que somos e da onde viemos. Salientando a importância de todas as etnias existentes no Brasil, que ajudaram na construção de nossa nação. Mesmo que algumas foram exploradas e escravizadas.

    Ao meu ver o estudo de Historia cultural no Brasil fortalece a importância de todas as etnias que ajudaram a constituir o nosso país e que somos muito diferentes em muitas coisas (aparência, aprendizado, condições materiais e sociais).  Mas que  somos uma povo só com raízes índigenas, brancas e africanas e que todos aqui somos filhos dessa terra chamada Brasil.

 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para essa questão será necessário analisar o conjunto geral marxista e a historiografia brasileira.

A historiografia marxista representa um grande marco na história da filosofia mundial devido à mudança da análise social proposta. Contudo, vale ressaltar que a análise marxista possuía muito mais um cunho econômico que social, fazendo com que difícil que a cultura seja um fator discutido. Todavia, a análise das classes sociais proposta por Marx fazia com que fosse analisada toda uma massa social que antes não tinha a devida atenção. A partir do momento que tal classe passa a ter um certo enfoque econômico, passa-se a estudar seus fatores sociais e principalmente culturais.

A partir desse momento, e com a ascensão de ideologias de esquerda no brasil, a história brasileira passa por uma releitura na qual é observado os acontecimentos com o olhar das classes menos favorecidas. Dessa maneira, o acervo cultural e histórico brasileiro torna-se muito mais rico e com muito mais criticismo, através da pluralidade de visões sobre um mesmo contexto.

}

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais