Buscar

Como as células T auxiliares específicas para um antígeno interagem com os linfócitos B específicos para o mesmo antígeno?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Os linfócitos T CD4+ ativados secretam citocinas que promovem o crescimento, diferenciação e funções de linfócitos B, macrófagos e outras células.


Dois subgrupos desses linfócitos podem ser definidos pelo tipo de citocinas que secretam: Th1 (T helper 1) e Th2 (T helper 2).


As Th1 produzem citocinas relacionadas principalmente com a defesa mediada por fagocitose contra agentes infecciosos intracelulares, como Interferon-gama (INF-γ), IL-2 e Fator de Necrose Tumoral alfa (TNF-α).


A ativação da resposta imune é iniciada pela interação das células apresentadoras de antígenos (APCs) com antígenos protéicos circulantes. Após o processamento desse antígeno pelas APCs ocorre a apresentação do mesmo aos linfócitos T por meio da interação do complexo MHC/peptídeo com os receptores dos linfócitos T (TCR). Dependendo da origem desse peptídeo (intra ou extracelular) ocorre a escolha do sistema imune pelo tipo de resposta a ser desempenhada.


Quando a origem é intracelular, por exemplo, a partir de uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ocorrerá uma resposta primária citotóxica, isto é, baseada em linfócitos T CD8+. Já quando o peptídeo tem origem extracelular, por exemplo, em uma infecção por Clostridium tetani ocorre uma resposta baseada em linfócitos T CD4+ auxiliares.

1
Dislike0
User badge image

Kelen

A célula T auxiliar ao reconhece o MHC de classe II presente nas celulas apresentadoras de antígeno (neste caso a célula B) , liberará citocinas que estimularão as celulas B a secretarem anticorpos específicos para o antígeno. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais