Buscar

Conflito de normas

Eventual conflito entre norma do poder constituinte do estado membro com alguma regra editada pelo poder constituinte originario resolve-se pela prevalencia desta ultima.  COMENTE

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Well

N sei

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A afirmativa está correta.

As normas da Constituição Federal estabelecidas pelo poder constituinte originário representam o ápice do sistema normativo nacional, de modo que todas as demais normas editadas no país devem observá-la.

Nessa linha, os arts. 25, caput, CF e 11, do ADCT determinam expressamente que as Constituições Estaduais devem observar e respeitar as normas da CF/88, criando verdadeiro limite ao Poder Constituinte Derivado Decorrente.

Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

-

Art. 11. Cada Assembléia Legislativa, com poderes constituintes, elaborará a Constituição do Estado, no prazo de um ano, contado da promulgação da Constituição Federal, obedecidos os princípios desta.

Uadi Bulos, em análise mais profunda, estabelece como limites às constituições estaduais:

  • Princípios constitucionais sensíveis
  • Princípios constitucionais estabelecidos
  • Princípios constitucionais extensíveis

Princípios constitucionais sensíveis são os indicados no art. 34, VII, da CF:

Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;

b) direitos da pessoa humana;

c) autonomia municipal;

d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.

Sobre os princípios constitucionais sensíveis, Pedro Lenza explica: terminologia adotada por Pontes de Miranda; encontram-se expressos na Constituição, daí serem também denominados princípios apontados ou enumerados. Nesse sentido, os Estados-Membros, ao elaborar as suas constituições e leis, deverão observar os limites fixados no art. 34, VII, "a-e", da CF/88, sob pena de, declarada a inconstitucionalidade da referida norma e a sua suspensão insuficiente para o restabelecimento da normalidade, ser decretada a intervenção federal no Estado (...)”. (Direito Constitucional Esquematizado. 21ª ed. pgs. 203-204)

Princípios constitucionais estabelecidos são os que proíbem os Estados de praticar atos ou procedimentos contrários ao fixado pelo poder constituinte originário; as restrições à liberdade de organização; os que vedam a possibilidade de invasão de competências por parte dos Estados-membros.

Princípios constitucionais extensíveis, por sua vez, são os que integram a estrutura da federação brasileira (investidura de cargos eletivos / processo legislativo / orçamento / etc).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais