Buscar

Qual a importância da "Era das Codificações" para o direito moderno?

Têm-se como exemplos desses códigos o Código Civil de Napoleão de 1804, o Código Civil Francês, etc.

💡 3 Respostas

User badge image

Lia Santos

FONTE:http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI193342,91041-A+era+das+codificacoes+voltou

São muitas as vantagens em renovarmos os nossos grandes códigos. Nesse ponto concordamos plenamente com Oliveira Ascensão, no sentido de que “o código permite um conhecimento fácil do direito” e que “pela sistematização científica que traz, dá ao intérprete um mapa onde situar facilmente o novo caso”. Em suma, “não só pressupõe como facilita a construção científica do direito”, oferecendo um quadro sistemático indispensável para reunir os princípios do ordenamento e os valores fundamentais da sociedade.

Sob esse prisma, o código atua como uma espécie de manual de Direito, passível, em tese, de ser consultado por qualquer cidadão. Um guia, uma espécie de “GPS LEGISLATIVO”, oferecendo ao operador do direito coordenadas para que ele venha a encontrar o melhor caminho para solução das lides nas quais seja chamado a intervir, ainda que esse melhor caminho esteja fora do próprio código.

Em suma, os defensores da tese de que na época atual, dita da “pós–modernidade”, não haveria mais espaço para obras codificadoras de grandes dimensões foram vencidos.

1
Dislike0
User badge image

Diógenes Prado

A evolução das sociedades e a complexidade atingida em suas relações jurídicas deram aos Códigos caráter petrificado e antiquado frente às novas exigências, acarretando a publicação de um número cada vez maior de leis especiais. A própria amplitude dos códigos parece ter sido afetada. Passou definitivamente o tempo das grandes catedrais jurídicas, e estamos hoje na fase de transição da época dos Códigos, que abarcavam vastos campos de relações humanas, para a época dos Estatutos, de extensão muito menor mas, por isso mesmo, de maior compreensão. A importância da codificação do direito desde a antigüidade até o momento atual, sua influência na sociedade e sua importância histórica.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais