Buscar

o que é resíduos sólidos

💡 3 Respostas

User badge image

Luana Ferreira Borges

Boa tarde Raquel,

Resíduos sólidos são materiais sólidos ou semi-sólidos que são descartados pelo homem. De acordo com Carvalho e Oliveira (2003), o termo "resíduos sólidos" é mais apropriado que "lixo", pois o primeiro passa a ideia de algo que tem valor econômico e utilidade para alguém. Caso você tenha interesse pelo tema, sugiro a leitura da introdução do meu TCC (Borges, 2014), disponível na internet, no qual destaco a influência do crescimento das cidades e do processo de industrialização na geração de resíduos sólidos urbanos. Além disso, sugiro a análise da Lei 12.305 (Política Nacional de Resíduos Sólidos), também disponível na internet, sobre a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil. Por fim, apresento a definição de resíduos sólidos de acordo com essa Lei:

Resíduos sólidos:  material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível; (art. 3º, Lei 12.305:2010)

Referências:

BORGES, Luana Ferreira. Proposta de projetos de aterro sanitário e unidade de triagem e compostagem para o município de São Gotardo - Minas Gerais. 2014. 96p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Viçosa, Rio Paranaíba, 2014.

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 3 ago. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm> Acesso em 14 nov. 2014.

CARVALHO, Anésio Rodrigues de, OLIVEIRA, Mariá Vendramini Castrignano de. Princípios básicos do saneamento do meio. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2003.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os resíduos sólidos são todos os restos sólidos ou semi-sólidos das atividades humanas ou não-humanas, que embora possam não apresentar utilidade para a atividade fim de onde foram gerados, podem virar insumos para outras atividades. Exemplos: aqueles gerados na sua residência e que são recolhidos periodicamente pelo serviço de coleta da sua cidade e também a sobra de varrição de praças e locais públicos que podem incluir folhas de arvores, galhos e restos de poda.

Até algum tempo atrás (e em alguns lugares você ainda irá encontrar essa definição), os resíduos eram definidos como algo que não apresenta utilidade e nem valor comercial. No entanto, este conceito mudou. Atualmente a maior parte desses materiais pode ser aproveitada para algum outro fim, seja de forma direta, como por exemplo as aparas de embalagens laminadas descartadas pelas indústrias e utilizadas para confecção de placas e compensados, ou de forma indireta, por exemplo, como combustível para geração de energia que é usada em diversos processos.

Para os processos industriais os resíduos são definidos como “matéria-prima e insumos não convertidos em produto”, logo sua geração significa perda de lucro para a indústria e, por isso, tecnologias e processos que visem à diminuição dessas perdas ou reaproveitamento dos resíduos são cada vez mais visados.

A norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nos dá seguinte definição: “Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água, ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.” (NBR 10004:2004)

Fonte: https://www.infoescola.com/ecologia/definicao-de-residuos-solidos. Acesso em 21 de junho de 2018.

0
Dislike0
User badge image

WILSON MARREIRA MAIA

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) os define como “todo material, substância, objeto ou bem descartado, proveniente de algum tipo de processo sintetizado pelo ser humano ou não.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais