Buscar

leitura producao de texto

 

Nesta tarde, serão discutidas e analisadas diferentes opiniões sobre um tema bastante polêmico: a tecnologia é invasiva ou protetora, oferece segurança ou traz desconforto para a sociedade moderna? 

Ricardo Silva e Daniela Alves tentarão responder a essas questões nos próximos 30 minutos.

 

Ricardo - Peço encarecidamente que os presentes analisem, friamente a tecnologia é indiscreta, agressiva e invasiva. No livro 1984, de George Orwell, a tecnologia é usada para oprimir, massacrar o povo. Exemplos como esse devem despertar em nós a descrença em relação aos avanços tecnológicos, que cada vez mais, sem pedir licença, expõem-nos ao ridículo de ver nossa privacidade aberta para o mundo.

 

Daniela - Com todo respeito, não concordo com essas informações e todos hão de convir comigo que o homem não teria alcançado tamanho progresso, seja na ciência, na economia, na educação e em tantos outros segmentos sem a ajuda dos recursos tecnológicos. Além disso, a proteção com que podemos contar hoje jamais seria possível sem a tecnologia...

 

  

Por meio da leitura, você percebeu que o trecho é um fragmento de um texto maior. 

a) Se você estivesse participando desse momento, qual seria a sua resposta para a pergunta em discussão: a tecnologia é invasiva ou protetora, oferece segurança ou traz desconforto para a sociedade moderna? Escreva seu ponto de vista, justificando-o com argumentos convincentes.

 

b) Pelas características do texto,  pode-se afirmar que se trata de um texto da modalidade oral ou da modalidade escrita? Justifique sua resposta.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Luceia Paraguassu

A tecnologia pode ser os dois, o excesso faz mal em todos os aspectos. A tecnologia pode ser protetora no sentido de poder-se obter câmeras, segurança, alarmes... e pode ser motivo de muita invasão, a rádio por exemplo, o que escutamos e o que gostamos a maioria das vezes é decidida pela mídia, você reproduz a invasão da rádio que seu vizinho esta tocando na casa dele em som alto, entre outros exemplos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais