Buscar

Como se articulam os ossos longos, planos e curtos?

💡 3 Respostas

User badge image

Wagner Michael André

Ossos longos se articulam pelas EXTREMIDADES (epífises), (móveis);

Ossos planos se articulam pelas BORDAS (quase imóveis);

Ossos curtos se articulam pelas FACETAS (semimóveis).

2
Dislike0
User badge image

Diogo Henrique Vaz de Souza

os ossos longos se articulam pelas epífises ósseas essas que são revestidas pela cartilagem hialina e possibilitam um movimento mais deslizante entre os ossos, os ossos curtos se articulam por um emaranhado conjunto de ligamentos tendões e músculos, os planos como por exemplo a escapula se articula com a ajuda de grupos musculares que a rodea, porem não podemos deixar de citar a pelve que é um osso plano e se articula na articulação do quadril compreendida pela fossa do acetábulo e pela cabeça do fêmur.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os ossos planos como os ossos do crânio possuem articulações conhecidas como Sinartroses que se localizam em quase todos os ossos com conexões superficiais entre si. No caso dos ossos planos do crânio, essa articulação é chamada de sutura. As fibras que unem os ossos estão firmemente ligadas e são bem curtas de modo que com o passar dos anos os ossos unem-se formando uma condição chamada de sinostose.

Ossos longos não maiores em comprimento do que em largura e podem possuir suas duas extremidades articuladas revestidas com uma camada cartilaginosa. Classifica-se, quanto a articulação, como diartrose pois permite a execução de movimentos. Falanges, cotovelo, articulação do ombro, entre outros também fazem parte dessa classificação.

Para ossos curtos, como é o caso do osso do joelho (rótula) temos uma articulação móvel, portanto, diartrose. Existem ainda as anfiartroses que são articulações semi móveis tais como aquelas que encontramos nas vértebras da coluna.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais