Buscar

a pressão do dióxido de carbono no sangue é maior que a pressão do CO2 intra alveolar?

💡 4 Respostas

User badge image

Milena Silva

Depende do momento, se for no momento em que esse sangue estiver oxigenado a PO2 será maior que a de CO2 (PO2= 100 mm/Hg PCO2= 40 mm/Hg), agora se for no sangue venoso a PCO2 vai ser maior que a PO2 (PCO2= 46 mm/Hg PO2= 40 mm/Hg)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A pressão parcial de dióxido de carbono no sangue arterial é a pressão exercida pelo \(CO_2\) dissolvido no sangue. O intervalo normal para a \(PaCO_2\) é \(35-45\) \(torr\), mas valores mais baixos são normais em grandes altitudes onde a pressão atmosférica é menor. 


Durante a inspiração, devido a uma pressão intra-alveolar de aproximadamente \(3 \:torr\) (mais de \(760\: torr\)) mais negativa do que a atmosférica, uma certa quantidade de ar atmosférico é inalado pelo aparelho respiratório; durante a expiração, devido a uma pressão intra-alveolar de aproximadamente \(3 \:torr\) mais positiva do que a atmosférica, a mesma quantidade de ar é devolvida para a atmosfera.


Portanto, a pressão do \(\boxed{CO_2}\) intra alveolar é maior que no sangue.

 

Fonte:https://www.portalsaofrancisco.com.br/corpo-humano/sistema-respiratorio

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais