Buscar

Qual a autoridade competente para analise o juízo de admissibilidade dos recursos trabalhistas?

💡 2 Respostas

User badge image

Lucas Lustosa

O juízo de admissibilidade consiste na análise da presença ou ausência dos pressupostos de admissibilidade recursais, isto é, dos requisitos que devem estar presentes para que o recurso seja admitido, recebido, aceito pelo Poder Judiciário para julgamento do mérito.

Em outras palavras, o Poder Judiciário, ao receber um recurso, primeiro analisa se os requisitos para a sua interposição estão presentes ou ausentes, tais como prazo, pagamento de custas, dentre outros, para somente após verificar se as alegações do recorrente sobre a ocorrência de erros são verídicas ou não.

Assim, primeiro é realizado o juízo de admissibilidade recursal e, após, o juízo de mérito. Tal análise – juízo de admissibilidade – possui natureza declaratória, isto é, o Poder Judiciário declara que, no momento da interposição do recurso, estavam presentes os ausentes os mencionados requisitos.

Ainda sobre o aludido juízo, em regra o Poder Judiciário realiza dupla análise acerca dos requisitos de admissibilidade:


1º juízo de admissibilidade, realizado pelo juízo a quo, ou seja, pelo órgão que proferiu a decisão recorrida, como, por exemplo, a Vara do Trabalho, que proferiu sentença objeto do Recurso Ordinário.


2º juízo de admissibilidade, realizado pelo juízo ad
quem, isto e, pelo órgão incumbido da análise do mérito recursal.

1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

Há dois juízos de admissibilidade. O 1º juízo de admissibilidade se dá no juízo a quo, ou seja, pelo próprio órgão que proferiu a decisão recorrida. Como exemplo, podemos citar o Recurso Ordinário, onde a Vara do Trabalho será o juízo a quo, ou seja quem proferiu decisão objeto do Recurso Trabalhista e que realizará o primeiro juízo de admissibilidade.

Já o 2º juízo de admissibilidade é realizado pelo juízo ad quem, que é o próprio órgão incumbido da análise do mérito recursal, no caso do exemplo do Recurso Ordinário, o 1º juízo de admissibilidade será realizado pelo TRT.

Exceção ocorre nos Embargos de Declaração, Recurso Trabalhista previsto no art. 897-A da CLT, já que possui um único juízo de admissibilidade, realizado pelo juízo a quo, que também julga o próprio mérito das razões recursais.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais