Buscar

Qual o prazo da ação rescisória?

💡 2 Respostas

User badge image

Camila Sturcio

Em suma: segundo o STJ, o prazo decadencial de 2 anos para a propositura da ação rescisória se inicia com o trânsito em julgado da última decisão proferida no processo, que se aperfeiçoa com o exaurimento dos recursos cabíveis ou com o transcurso do prazo recursal.

1
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

A ação rescisória na Justiça do trabalho é disciplinada pelo Código de Processo Civil (art. 485 e seguintes) e tem como finalidade desconstituir a coisa julgada em razão de erros em procedendo ou erros no julgamento. O prazo para ajuizamento da ação rescisória (que tem prazo decadencial, segundo a súmula 100 do TST) é de dois anos (art. 495, CPC) a contar do trânsito em julgado da respectiva decisão. É esse o ponto mais importante em relação ao prazo da ação rescisória, pois, uma vez que existindo um recurso parcial, o início de contagem do prazo se da quando do trânsito em julgado de cada uma das decisões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais