Buscar

Qual a relação entre colelitiase, hepatite e pancreatite?

💡 4 Respostas

User badge image

Esther Hernandez Fantin

oi. Se você estudou anatomia do sistema digestivo lembrará que o fígado, a vesícula biliar e o pancreas são unidos por um sistema de dutos que acava no duodeno.  A  colelitiase é a formação de pedras na vesícula biliar o que pode obstruir os ductos e acabar causando infecção , entre elas a pancreatite e a hepatite que são respectivamente a infecção do pancreas e do fígado. Acredito que isso aclara tua duvida  :)

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A colelitíase é mais conhecida como a pedra na vesícula e acontece quando cálculos (pedras) se formam neste órgão ou nos ductos biliares.Vesícula biliar é um pequeno órgão em formato de saco que fica logo abaixo do fígado. Ela armazena a bile, um líquido que é despejado no intestino para ajudar na digestão de gorduras que entram no corpo através da alimentação.Apesar de ser chamada de pedra na vesícula, a colelitíase pode formar cálculos fora do órgão, nos ductos que levam a bile do fígado, onde é produzida, até o órgão que a armazena e para o intestino.


Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C e o abuso do consumo de álcool ou outras substâncias tóxicas (como alguns remédios


Pancreatite é a inflamação no pâncreas.Ocorre quando as enzimas digestivas produzidas no pâncreas tornam-se ativadas enquanto no interior do pâncreas, causando danos ao órgão.


Portanto, a  relação entre colelitiase, hepatite e pancreatite é que todas elas causam inflamação em determinado orgão.

 

Fonte:https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-colelitiase-pedra-na-vesicula-sintomas-e-tratamento/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais