Buscar

O que é um átomo?

💡 7 Respostas

User badge image

Julia Chiconelli

É a menor partícula da matéria e por alguns estudiosos é considerado indivisível

2
Dislike1
User badge image

Renato Gonçalves

É a menor partícula da matéria e por alguns estudiosos é considerado indivisível

 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O termo átomo deriva do grego e significa indivisível. O átomo é a unidade fundamental da matéria, ou seja, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo.


A maior parte da massa do átomo concentra-se no núcleo, enquanto o seu maior volume encontra-se na eletrosfera, onde estão os elétrons.

  • Elétron: possui carga elétrica negativa e quase não possui massa. A sua massa é cerca de 1.840 vezes menor que a massa do núcleo. Eles são minúsculas partículas que giram ao redor do núcleo central do átomo.
  • Próton: possui carga elétrica positiva de mesmo valor absoluto que a carga dos elétrons. Dessa forma, um próton e um elétron tendem a se atrair eletricamente.
  • Nêutron: não tem carga nenhuma, ou seja, apresenta carga neutra. Proporciona estabilidade ao núcleo atômico, já que a força nuclear faz com que seja atraído por elétrons e prótons.

O átomo apresenta níveis energéticos, ou camadas eletrônicas. Existem sete camadas em torno de um núcleo e nelas estão os elétrons que orbitam ao redor do núcleo. Essas camadas são denominadas de K, L, M, N, O, P e Q.

Cada camada pode conter um número limitado de elétrons fixado em oito elétrons por camada. A camada mais externa é sempre a mais energética.


Referências: 

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-atomo.htm

https://pt.energia-nuclear.net/definicoes/atomo.html

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais