Buscar

Qual a diferença entre prova ilegal, ilícita e ilegítima?

💡 5 Respostas

User badge image

Karina Moraes

A prova ilícita se divide em prova ilegal e em prova ilegítima. A prova ilegal viola regra de direito material, enquanto a prova ilegítima ofende regra de direito processual. A prova ilegal está atrelada ao momento da obtenção da prova, ou seja, extraprocessual; Já a prova ilegítima ocorre no momento da produção da prova, chamada de endoprocessual. A prova ilegal não pode ser juntada aos autos e se juntada deve ser desentranhada e não pode ser renovada ou repetida. Já a prova ilegítima é nula, sendo declarada pelo juiz podendo ser renovada ou repetida.

Segundo entendimento do STF, é inadimissível as provas iegais e assim o réu tem o direito de não ser denunciado, de não ser processado e muito menos condenado com apoio em elementos probatórios obtidos ou produzidos de forma incompatível com os limites ético-jurídicos que restringem a atuação do Estado em sede de persecução penal.

 

 

4
Dislike0
User badge image

Rick Silva

Por prova ilícita, entende a doutrina, aquela obtida com violação ao direito material, como por exemplo, as obtidas com violação de correspondência, tortura, etc. Já as Ilegítimas são aquelas obtidas ou introduzidas no processo, com violação asa regras de direito processual. Vale observar que ambas são espécies do gênero provas ilegais, ou seja será considerada prova ilegal sempre sua obtenção se der por meio de violação de normas ou princípios gerais do ordenamento, de natureza material ou processual.
2
Dislike0
User badge image

Barbosa Érica

PROVA ILÍCITA (Em sentendo estrito) é aquela produzida com a iolação à regras de direito material, ou seja, mediante a prática de algum ilícito penal, civil oou administrativo. Dizem respeito a obtençao ou coleta de prova, p.ex: a deligência de busca e apreender sem prévia autorização judicial ou durante a noite; a confissão obtida mediante tortura; a interceptação telefônica sem autorização judicial,etc.

PROVA ILEGÍTIMA  É a violação à regra de natureza meramente processual. Dizem respeito à produção da prova. Por exemplo: elaboração de laudo de Exame de Sanidade MEntal do acusado por apenas um perito (art.151 CPP); documento exibido em plenário do júri, com desobediÊncia ao disposto no (art. 479); depoimento prestado com violação à regra proibitiva do (art.207) do CPP (sigilo profissional), etc.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais