Buscar

COMO CALCULAR RATEIO ?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Um rateio é a alocação de uma perda entre todas as seguradoras que asseguram uma propriedade. Essa alocação é usada para determinar uma porcentagem de responsabilidade para cada seguradora. Por exemplo, três seguradoras, que cobrem R$ 30.000 em uma propriedade de US $ 90.000, distribuem um terço da reivindicação se a propriedade for destruída. O rateio também pode se referir a imóveis ou a distribuição de benefícios econômicos.

Muitas vezes, as distribuições aplicam-se a situações de "outro" ou "duplo" seguro, em que duas ou mais apólices de seguro são contratadas com o mesmo segurado, com o mesmo interesse, sobre o mesmo assunto, contra os mesmos riscos. As distribuições são mais frequentemente definidas em uma cláusula de repartição ou "outro seguro", que geralmente é parte da apólice de seguro associada. Uma cláusula de repartição é uma disposição comum encontrada em apólices de seguro de propriedade e responsabilidade. Uma cláusula de rateio prescreve o método para determinar a porção de responsabilidade de uma seguradora por perda, quando a propriedade é coberta por mais de uma apólice de seguro.

Os proventos do seguro são distribuídos de acordo com esta provisão, proporcionalmente à cobertura total. Essas provisões variam: algumas apólices não fornecem cobertura quando outro seguro está em vigor, algumas pagam uma parcela proporcional e outras se aplicam em caso de perdas excessivas não cobertas pela apólice de seguro principal. As cláusulas de rateio destinam-se a cumprir o princípio de indenização, que estabelece que um segurado não deve lucrar com uma perda segurada.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

como calcular juros?

Matemática Financeira

ESTÁCIO

User badge image

Henrique Alfaia

Outros materiais