Buscar

Como fazer um estudo de caso em Psicanalise?

💡 2 Respostas

User badge image

Inglês com Carol Rezende

O Estudo de caso é uma ferramenta que está intimamente ligado a experiência e a elaboração teórica psicanalítica. Freud seguia os mesmos passos em sua elaboração:

Primeiro momento: Descreve-se a “doença” do paciente em suas “observações introdutórias”. Como segundo tópico é abordado o que se chama: “avaliação geral do ambiente do paciente e do histórico do caso”, enfatizando de modo descritivo a evolução da sintomatologia, desde o aparecimento até as manifestações mais atuais. Utiliza-se para isso, citações literais do próprio paciente relacionando-as com os principais acontecimentos da sua história de vida associados a aparição dos seus sintomas.

Segundo momento: o relato descreve os afetos (pathos-paixão-transferência) no contexto do cenário analista-analisando, sem qualquer teorização, são adicionadas além das citações da fala do paciente a intervenção e o entendimento do analista, numa linguagem mais vibrante e detalhada que serão interpretadas na etapa que se segue.

Terceiro momento: Delimita-se o problema do tratamento, selecionando fenômenos, temas e questões norteadoras que irão orientar a pesquisa e a interpretação. O analista, com base nesses dados, recorre às teorias já construídas para confirmá-las ou não. Os estudos de caso servem para o terapeuta reformular a teoria e reconstruí-la. A objetividade nessa área de pesquisa dependerá da auto-análise de suas reações psíquicas diante do trabalho com seu paciente.

1
Dislike0
User badge image

Joey Assis

Defende-se que o estudo de caso proporciona, em psicanálise, a continuidadeconstante da interação teoria, técnica e psicoterapia, que proporciona uma atualização dapsicanálise com relação ao contexto social e histórico na qual ela se inscreve e comrelação aos modos de subjetivação de uma dada sociedade. Sobretudo através de obra de Freud se demonstra esse papel do estudo de caso na evolução da psicanálise. Propõe-se,também, um modelo de como pode ser escrito um estudo de caso, o qual será exemplificado através de um caso clínico, estudado na clínica-escola de psicologia sobsupervisão, num período de seis meses. A partir desse estudo, fizemos algumasconsiderações teóricas, sobre neurose e perversão enquanto modelos de subjetividade esua incidência na práxis clínica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais