Buscar

Provas Processuais Penais

Uma religiosa, freira em um convento de ordem católica, mantém relação sexual com um visitante que havia ido ao local fazer um donativo, e o acusa de estupro com uso de grave ameaça. É sabido que padre e freira são celibatários. Dada essa situação é possível afirmar que a presunção de estupro é absoluta e não cabe prova em contrário?

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Errado. No processo penal o juiz é regulado pelo livre convencimento motivado observando a prova constante nos autos do processo conforme o artigo 155 do Código de Processo Penal: "O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas".   Dessa maneira, é possível que o visitante faça prova contrariando o laudo de estupro por meio de uma perícia especializada ou por meio de seu assistente técnico. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais