Buscar

Qual a enzima que é produida no corpo para interferir na ação do hipotalamo quando tomamos antitérmicos para diminuir a febre?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A febre sempre é um sinal de que há algo errado com a saúde: pode ser uma infecção, inflamação ou uma lesão no sistema nervoso. Nesses casos, o corpo humano passa a produzir uma grande quantidade de uma enzima denominada  prostaglandina endoperóxido sintase.


Entretanto, em excesso, essa substância acaba desequilibrando o funcionamento do hipotálamo.Assim, o organismo passa a produzir mais calor do que consegue perder caracterizando a febre que não apenas não é prejudicial como também tem grande importância para a saúde: pequenas elevações na temperatura do corpo aumentam o metabolismo, ajudando a combater as infecções.


Existem dois tipos de antitérmicos: alguns tiposagem no início do processo, inibindo a produção da prostaglandina, enquanto outros atuam diretamente sobre o hipotálamo, impedindo que ele seja influenciado.Basicamente, eles impedem a ação de enzimas conhecidas como cicloxigenases (COX-1, COX-2), que estimulam a formação de prostaglandinas inflamatórias (PG2), que agem no hipotálamo.


Assim, a enzima que é produida no corpo para interferir na ação do hipotalamo quando tomamos antitérmicos para diminuir a febre é a prostaglandina.

 

Fonte:https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-agem-os-remedios-antitermicos/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais