Buscar

Controle Social e Direito?

💡 2 Respostas

User badge image

Jéssica Fernandes

O Direito é um dos meios de controle social, sendo um dos responsáveis pela organização e pela harmonia dasociedade, mas não é o único uma vez que as demais normas de conduta também contribuem para o sucesso das relações sociais.

Émile Durkheim ressalta que "a sociedade sem o direito não resistiria, seria anárquica, teria o seu fim. O direito é a grande coluna que sustenta a sociedade. Criado pelo homem, para corrigir a sua imperfeição, o direito representa um grande esforço para adaptar o mundo exterior às suas necessidades de vida." Já Miguel Reale define o direito como sendo "a ordenação das relações de convivência", Telles Jr. o define como "a disciplina da convivência".

Paulo Nader diz que "direito é um conjunto de normas de conduta social, imposto coercitivamente pelo Estado, para a realização da segurança, segundo os critérios de justiça".

Em todas essas exposições temos o mesmo fim: o direito é um meio de controle social, talvez o mais eficaz. Ainda usando a definição de Paulo Nader podemos perceber três grandes distinções entre o direito e as demais regras de trato social. A primeira diferença está no fato do direito ser a única norma que emana do Estado e não da sociedade. A segunda, por ser de ser impositiva, imperativo. Não há liberdade para escolher se irá ou não se adequar aos seus preceitos ditados pela lei. A terceira, e última, é a coercitividade, que exerce intimidação sobre os destinatários das normas jurídicas. Uma vez descunprido o preceito haverá uma punição

4
Dislike0
User badge image

Edilene Cruz

obrigada pela a material

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais