Buscar

Como é realizada a amortização nas empresas

Como é realizada a amortização nas empresas anonimas na retirada de socios?

💡 2 Respostas

User badge image

Nina Nina

O que é amortização?

A amortização acontece quando um ativo intangível da empresa passa a perder valor ao longo do tempo, naturalmente se desvalorizando. Diferentemente do que acontece com a depreciação, em que o fator considerado é o uso à exaustão, referindo-se à eventual escassez de recursos, a amortização tem a ver com o tempo que a empresa passa em posse do investimento. Assim, o tempo de desvalorização é o tempo que levará para o ativo perder seu valor como investimento, precisando ser substituído para não prejudicar os resultados da empresa.

Como calcular a amortização?

Para calcular a amortização é preciso levar em consideração o tempo de vida útil do bem até que ele se desvalorize, assim como o valor do investimento. Imagine que o investimento em uma nova tecnologia custou 30 mil reais para a empresa. Esse investimento certamente trará benefícios, mas possui um tempo de amortização de 10 meses, período estimado para que essa tecnologia faça parte do mercado geral, levando à necessidade de um novo investimento.

Com isso, a amortização calculada consistirá no valor do investimento — no caso, 30 mil reais — dividido pelo tempo — nesse caso, 10 meses. Isso significa que a empresa deverá guardar cerca de 3 mil reais por mês para que, ao final do período, possa fazer um novo investimento.

Entretanto, caso a pretensão seja revender o ativo após algum tempo, será preciso retirar o valor da conta. Imagine que depois de 4 meses a empresa pretende vender essa tecnologia por 10 mil reais. Nesse cenário, o valor do ativo para amortização passa a ser de 20 mil reais, já que os outros 10 mil são valor residual, e o tempo passa a ser de 4 meses. Dessa forma, a amortização passa a ser de 5 mil reais por mês. Viu como não é nada complicado?

Quando calcular a amortização?

Vale lembrar que, como a amortização deve ser calculada apenas para bens intangíveis, deve ser feita nos casos de:

  • Patentes e intenções;
  • Marcas registradas;
  • Licenças;
  • Direitos autorais;
  • Benfeitorias;
  • Websites e softwares;
  • Tecnologia.

Quais as vantagens desse cálculo?

Especialmente para pequenas e médias empresas que precisam fazer investimentos de maneira precisa para se estabelecerem no mercado, a amortização traz vantagens como:

Dimensionamento correto do valor

Tendo em mente a desvalorização do bem ao longo do tempo, a empresa consegue calcular corretamente o valor nela contido. Isso evita a sensação de que o negócio é maior ou vale mais do que realmente vale, evitando erros que podem chegar a ser fatais.

Planejamento orçamentário otimizado

O cálculo da amortização também permite que se faça um planejamento orçamentáriomelhor, com a empresa se preparando corretamente para fazer novos investimentos. Isso impede que a organização se depare com a necessidade imprevista de ter que fazer um novo investimento que comprometa seu capital. Assim, aliado a uma gestão de custos eficiente, os resultados aparecem em forma de melhor desempenho.

Redução da carga tributária

Quando feita da maneira correta, a amortização também pode ser descontada do lucro da empresa, permitindo que o negócio pague menos impostos e, com isso, tenha melhores resultados.

 

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

A amotização da empresas anônimas está precista no art. 30 da lei das S.A.:

Art. 30. A companhia não poderá negociar com as próprias ações.

§ 1º Nessa proibição não se compreendem:

a) as operações de resgate, reembolso ou amortização previstas em lei;

b) a aquisição, para permanência em tesouraria ou cancelamento, desde que até o valor do saldo de lucros ou reservas, exceto a legal, e sem diminuição do capital social, ou por doação;

c) a alienação das ações adquiridas nos termos da alínea b e mantidas em tesouraria;

d) a compra quando, resolvida a redução do capital mediante restituição, em dinheiro, de parte do valor das ações, o preço destas em bolsa for inferior ou igual à importância que deve ser restituída.

§ 2º A aquisição das próprias ações pela companhia aberta obedecerá, sob pena de nulidade, às normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, que poderá subordiná-la à prévia autorização em cada caso.

§ 3º A companhia não poderá receber em garantia as próprias ações, salvo para assegurar a gestão dos seus administradores.

§ 4º As ações adquiridas nos termos da alínea b do § 1º, enquanto mantidas em tesouraria, não terão direito a dividendo nem a voto.

§ 5º No caso da alínea d do § 1º, as ações adquiridas serão retiradas definitivamente de circulação.

Amotização consiste na distribuição aos acionista - sem redução do capital social - da quantia que lhes poderia caber em caso de liquidação. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais