Buscar

pesquise e descreva todas as reações da formação de corpos cetônicos

💡 2 Respostas

User badge image

Marcia Caroline Santiago

Durante o processo de oxidação dos ácidos graxos no fígado dos seres humanos e da maioria dos outros mamíferos, o acetil-CoA (acetilcoenzima A) formado pode entrar no ciclo do ácido cítrico ou pode ser convertido nos denominados “corpos cetônicos”, ou seja, em acetoacetatoD-β-hidroxibutirato e acetona, que são exportados para outros tecidos através da circulação sanguínea. O primeiro evento para a formação do acetoacetato a nível hepático é a condensação enzimática de duas moléculas de acetil-CoA, cataliada pela enzima tiolase. Então, há a condensação do acetoacetil-CoA em acetil-CoA para originar o β-hidroxi-β-metilglutaril-CoA, o qual é quebrado para formar acetoato livre e acetil-CoA. O acetoato livre é reduzido em D-β-hidroxibutirato, através de uma reação reversível catalisada pela enzima D-β-hidroxibutirato desidrogenase. O acetoato é facilmente descarboxilado. Nos tecidos extra-hepáticos o D-β-hidroxibutirato é oxidado até  acetoacetato pela D-β-hidroxibutirato desidrogenase. O acetoacetato é ativado para dar origem ao éster da coenzima A por transferência do CoA do succinil-CoA (intermediário do ciclo do ácido cítrico), em uma reação catalisada pela β-cetoacil-CoA transferase. O acetil-CoA é então clivado pela enzima tilose, liberando suas duas moléculas de acetil-CoA que, por sua vez, entram no ciclo do ácido cítrico. O aumento nos níveis sangüíneos do acetoacetato e D-β-hidroxibutirato diminuem o pH sangüíneo, resultando em uma acidose, condição que pode provocar o coma, em casos extremos, e até evoluir para a morte. Os corpos cetônicos no sangue e na urina de indivíduos diabéticos não-tratados podem atingir níveis muito altos, condição denominada cetose.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O metabolismo do corpo da cetona inclui a síntese do corpo cetônico (cetogênese) e a quebra (cetólise). Quando o corpo vai do estado alimentado para o estado de jejum, o fígado muda de um órgão de utilização de carboidratos e síntese de ácidos graxos para uma de oxidação de ácidos graxos.e produção de corpos cetônicos. Esta troca metabólica é amplificada no diabetes não controlado. Nesses estados, a energia derivada de gordura (corpos cetônicos) gerada no fígado entra na corrente sanguínea e é usada por outros órgãos, como cérebro, coração, córtex renal e músculo esquelético.


A cetogênese é o processo pelo qual os ácidos graxos são transformados em acetoacetato (AcAc) e 3-hidroxibutirato (3HB). Esse processo ocorre no fígado em organelas especializadas chamadas mitocôndrias . Sob condições aeróbicas normais, a glicose e os ácidos graxos são metabolizados em acetil-CoA pela glicólise e beta-oxidação, respectivamente. O acetil CoA é então metabolizado a duas moléculas de CO2 pelo ciclo do ácido tricarboxílico (ciclo TCA) que compreende oito reações enzimáticas sequenciais.


Nesse âmbito, as reações dos corpos cetônicos são:

β-oxidação de ácidos graxos a acetil CoA

Formação de acetoacetil-CoA a partir de duas moléculas de acetil-CoA

Conversão de acetoacetil-CoA em 3-hidroxi-3-metilglutaril CoA (HMG CoA)

Conversão de 3-hidroxi-3-metilglutaril CoA em acetoacetato (AcAc)

Redução de AcAc para 3-β-hidroxibutirato (3HB)

Descarboxilação espontânea do acetoacetato em acetona

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais