Buscar

Como funciona as celulas do tecido nervoso?

💡 2 Respostas

User badge image

Simone Ravagnani

as células do sistema nervoso são estimuladas por sinais eletricos ou por meio de neurotransmissores. Após receber um estimulo, os sinais eletricos passam dos dentritos, passam  para o corpo celular, vão para o axonio e chegam ao terminal sinaptico. Lá passam o sinal eletrico para outra celula ou transformam esse sinal eletrico em energia quimica, que se dá através de neurotransmissores que serão secretados na fenda sinaptica, se ligarão ao neuronio seguinte, estimulando-o

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As células da glia ou neuroglia são vários tipos celulares relacionados com a sustentação e a nutrição dos neurônios, com a produção de mielina e com a fagocitose.


As células do tecido nervoso são altamente especializadas no processamento de informações. Os neurônios transmitem os impulsos nervosos e as células da glia atuam junto com eles.


Os neurônios transmitem informações através de mediadores químicos, os neurotransmissores, e de impulsos elétricos. Podemos identificar três regiões na maioria dos neurônios, são elas:

Corpo celular: nele se localizam o núcleo e as organelas, por exemplo, mitocôndrias.
Axônio: é um prolongamento longo do corpo celular, geralmente único, de espessura constante. É envolvido por macroglias de dois tipos: Oligodendrócitos e Células de Schwann.
Dendritos: são prolongamentos curtos do corpo celular, com muitas ramificações que se afinam nas pontas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais