Buscar

Qual o procedimento adotado pelo parlamento inglês caso haja necessidade de alterar uma lei escrita?

💡 3 Respostas

User badge image

Felipe Watanabe

Thiago, através de jurisprudencia não se modifica a lei, mas identifica-se um entendimento em certo sentido, interpretações reiteradas em situações semelhantes. Acredito que seja através de votação, que por ser um sistema parlamentarista, apresenta menos burocracia do que num sistema presidencialista. 

1
Dislike0
User badge image

Thiago Henrique Ribeiro

eu acredito que seja jurisprudência !
0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A alteração de uma lei no Reino Unido se dá através das “Secondary legislation”. A “legislação secundária” é usada para fazer mudanças na lei se a Lei do Parlamento existente permitir. Isso é feito principalmente por meio dos chamados “statutory instruments - SI”.

A maioria dos SI deve ser considerada por ambas as Casas do Parlamento antes de se tornar lei. Alguns, por exemplo, aqueles que lidam com questões tributárias, são considerados apenas pela Câmara dos Comuns. Os SIs passam pelos Lordes sob um dos dois procedimentos, afirmativos ou negativos. O procedimento que um SI segue é determinado pelo seu ato de origem.

  • “Negative statutory instruments”

A partir da data em que o departamento do governo estabelece um SI negativo, cada Casa tem 40 dias úteis para decidir se querem parar a legislação no SI. Se ninguém se opuser a isso ou se uma moção para contestar não for aceita em uma votação, a lei continua em vigor.   Se uma moção para contestar for aceita em uma votação, a lei no SI deixa de ter efeito a partir daquele dia. Na Câmara dos Lordes, basta um membro apresentar uma moção para garantir um debate. Como os SIs negativos não costumam ser discutidos, os Lordes também podem apresentar uma moção para "lamentar" um aspecto do SI ou "tomar nota" dele. Esses debates são uma oportunidade para que a Câmara registre sua opinião, mas não pode impedir que a lei entre em vigor. Esses movimentos são os mais freqüentemente apresentados, pois permitem a discussão de um SI negativo.

  • “Affirmative statutory instruments”

Cada Câmara deve debater e aprovar SIs afirmativas antes que o governo possa aprovar a lei, mas nenhum limite de tempo se aplica, e não há exigência de que uma Câmara faça isso antes da outra.

No entanto, na Câmara dos Lordes, o debate não pode ocorrer até que o Comitê Conjunto de Instrumentos Estatutários (JCSI) e o Comitê de Controle da Legislação Secundária (SLSC) tenham considerado o instrumento e dado seu conselho.

O JCSI dá sua opinião sobre o conteúdo legal e o SLSC dá sua opinião sobre a política e as informações de apoio fornecidas pelo governo.

Após consideração pelas comissões, o debate sobre o SI irá:

  • envolver oradores de todos os lados da Câmara
  • ser realizada na Câmara ou na Grande Comissão (uma sala de um lado da câmara principal)
  • permitir que qualquer membro da Câmara participe

Se o debate for realizado no Grand Committee (“Grande Comissão”), ele retornará à Câmara mais ou menos um dia depois para a decisão formal de aprovação, uma vez que as decisões só podem ser tomadas na Câmara.

Se o debate for realizado na Câmara, o debate e a decisão de aprovar podem acontecer ao mesmo tempo. Os casos controversos são sempre debatidos na Câmara.

Ambas as Casas precisam aprovar um SI afirmativo antes que ele possa ser feito lei, mas só precisa de uma Casa para rejeitá-lo para evitar que se torne lei.

Além de decidir se aprova ou não uma SI afirmativa, os Lordes podem apresentar uma moção para comentá-la, a qual será discutida ao mesmo tempo.

Essas moções podem "recusar a aprovação" do SI, o que impediria que ele se tornasse lei, ou "lamentaria" uma parte dele. Movimentos de arrependimento não podem impedir que o SI se torne lei, mas podem influenciar a maneira como ele é colocado em operação.

Fonte: site do Parlamento Inglês

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais