Buscar

Por que alguns doutrinadores consideram o STF um tribunal político, embora seja de natureza jurídica?

💡 4 Respostas

User badge image

ANDRÉ QUIRINO

Na minha humilde opinião o STF é um tribunal político desde a sua formação, os Ministros do STF são indicações políticas e não prevê a necessidade do escolhido para ocupar esse cargo possuir formação acadêmica em Direito. Além do mais a política, o poder e a justiça estão entrelaçadas o que confunde  a sua essência primordial, e dependendo do julgamento, o STF pode se tornar mais político e menos jurídico ou ao contrário.

3
Dislike0
User badge image

Eduardo Dill

Pois os membros são escolhidos sem necessidade de formação acadêmica em Direito. Por isso, pode ocorrer de muitas vezes os mesmos serem parciais em suas decisões. Abraço.

2
Dislike0
User badge image

Jeison Nobre

Um exemplo claro que ratifica essa afirmação seria a Jurisprudência firmada pelo STF sobre a não necessidade de fundamentação da decisão que recebe a denúncia. Não obstante considerar tal ato uma decisão para todos os efeitos, exceto para os fins a que se refere o art. 93, IX da CF. Ora, no ato do recebimento da denúncia o magistrado profere uma decisão e essa deveria, segundo o artigo supracitado, ser fundamentada. Porém, caso assim considerasse o STF, centenas de processos seriam anulados, causando um verdadeiro caos na segurança jurídica, uma vez que se sabe que em quase todas as decisões de recebimento de denúncia, o juiz não fundamenta. É um exemplo clássico da natureza política das Jurisprudências do STF.
1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais