Buscar

O que é concordata?

💡 3 Respostas

User badge image

Alberto Braz Madeira

trata-se de um dispositivo legal que visa a resolver a situação de insolvência de uma empresa devedora, ou prevenindo e evitando a falência (concordata preventiva), ou suspendendo a falência (concordata suspensiva), para proporcionar a restauração e a recuperação desta empresa.

Ou seja, é um prazo judicial concedido a uma empresa para que ela deixe de pagar os seus fornecedores e demais encargos; assim, ela (em teoria) consegue se utilizar desse capital de giro para alavancar novamente a sua receita. Se mesmo utilizando da concordata, a empresa não conseguir dar a volta por cima, será decretada a sua falência, e posterior liquidação.

Leia mais em Endeavor @ https://endeavor.org.br/concordata/

0
Dislike0
User badge image

Christianno Cohin

A concordata judicial, diferentemente da extrajudicial, é proposta perante o juízo, e à qual se podem opor os credores. Podendo ainda ser preventiva ou suspensiva.As concordatas podem ser preventivas ou suspensivas, essa classificação dá-se essencialmente ao momento em que a concordata é requerida

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Concordata era um instituto semelhante à Recuperação Judicial, que já não é mais utilizado no Brasil.

A concordata foi extinta visto que não mais cumpria com sua função ante as modificações ocorridas no cenário econômico e social do país. Para substituí-la, foram criados os institutos da Recuperação Judicial e a Extrajudicial.

No tocante à aplicabilidade, a Recuperação Judicial é mais abrangente, pois engloba toda e qualquer empresa em crise econômico-financeira, diferentemente da Concordata, que era um instituto disponível para poucos, apenas empresas insolventes que demonstrassem real possibilidade de recuperação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais