Buscar

COMO ACHAR UMA ORGANELA.

💡 2 Respostas

User badge image

Avraham Ben Zohar

As organelas são "localizadas" através de várias técnicas de fracionamento.

"Os métodos de fracionamento celular consistem na separação e isolamento de diversos componentes celulares, para seu posterior estudo através de técnicas bioquímicas ou de biologia molecular. Eles se baseiam essencialmente na homogeneização dos tecidos e na destruição dos limites celulares por meio de diferentes procedimentos mecânicos ou químicos, com posterior separação das frações subcelulares, de acordo com sua massa, superfície e peso específico" (DE ROBERTIS, 2003)

Um dos métodos mais utilizados é o método de fracionamento por centrifugação, este processo permite que as organelas das células sejam separadas de acordo com sua densidade. Com a utilização de uma centrifuga as células são submetidas a rotações com que fazem que a força centrífuga exercida sobre as células, rompa as membranas celulares e agrupam as organelas de acordo com sua densidade.

A técnica de centrifugação fracionada consiste em uma série de centrifugações com velocidades gradativamente maiores. As maiores organelas ou inclusões e mais densas são sedimentadas primeiro, e o sobrenadante de cada centrifugação é retirado e novamente centrifugado com uma velocidade maior. E assim ocorre a separação de cada componente da célula. No final de todo o processo o sobrenadante que permanece é denominado fração solúvel. Todo esse processo só é possível devido a utilização da centrifuga, um aparelho que usa a força centrifuga para separar partículas de acordo com suas densidades.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As organelas celulares são estruturas mergulhadas no citosol, encontradas no citoplasma das células eucariontes. Estas estruturas desempenham funções distintas que, em sua totalidade, produzem as características de vida associadas às células.


Tratam-se de estruturas compostas pelas membranas internas, com formas e funções diferentes, sendo as principais: os retículos endoplasmáticos lisos e rugosos, o aparelho de Golgi e as mitocôndrias. Nas células vegetais há também organelas específicas os cloroplastos.


Portanto, as organelas são encontradas no citoplasma, mergulhadas no citosol, onde atuam em diferentes funções celulares.

Fonte: https://www.estudopratico.com.br/organelas-celulares-quais-sao-e-suas-funcoes/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais