Buscar

qual a diferença entre resposta rapida e lenta no sistema circulatório

lenta e rapida

💡 1 Resposta

User badge image

Natália Bimbatti Paes

Potenciais de Ação 
Em termos do sistema cardiovascular, existem dois tipos principais de potenciais de ação: os potenciais de ação rápida e de ação lenta. 


O potencial de resposta rápida, que também se inicia com grande velocidade a partir do valor mais negativo de polarização da célula, é característico de células musculares atriais e ventriculares normais e das fibras de Purkinje. Nessas fibras, o potencial de membrana em repouso é entre –80 a –90 mV, sendo a velocidade de ascensão do potencial de ação em torno de 150 mV/s e uma velocidade de condução muito rápida. A rápida despolarização celular até o ponto de potencial limiar deve-se, basicamente, pelo aumento extremamente rápido da permeabilidade de íons sódio (Na+) para o interior celular. Essa permeabilidade é resultado da abertura abrupta das comportas iônicas na membrana, que é representada pelo movimento por meio dos canais rápidos de sódio. Nesse período, também ocorre a redução espontânea e rápida de íons potássio (K+). 


O potencial de ação lento é característico das células nodais sinusais e atrioventriculares normais, nas quais o potencial de repouso é de –40 a –70 mV, a velocidade de ascensão do potencial de ação é no máximo de 10 V/s e a velocidade de condução do impulso é muito baixa. A despolarização lenta dessas células é em virtude às correntes lentas de influxo de Na+ e Ca++. A velocidade de despolarização é em torno de 5 mV/s.
 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais