Buscar

Qual enzima controla a degradação da fosfocreatina?

💡 2 Respostas

User badge image

Jonathan David

Creatinaquinase

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A enzima em questão é a Creatinaquinase. A creatina quinase (CK) é uma enzima que catalisa a fosforilação reversível da creatina (Cr) pelo trifosfato de adenosina (ATP). Fisiologicamente, quando o músculo se contrai, o ATP é convertido em difosfato de adenosina (ADP) e a CK catalisa a refosforilação do ADP em ATP usando fosfato de creatina como reservatório de fosforilação.


A enzima CK é um dímero composto de subunidades derivadas do músculo (M) ou do cérebro (B). Três isoenzimas foram identificadas: músculo estriado (MM), tecido cardíaco (MB) e cérebro (BB). A CK normal do soro é predominantemente a isoenzima CK-MM. A atividade da CK é maior no músculo estriado (isoenzima MM), no tecido cardíaco (isoenzima MB) e no cérebro (isoenzima BB).


As concentrações séricas de CK refletem a massa muscular, fazendo com que os machos tenham concentrações mais altas que as fêmeas. A CK pode ser medida para avaliar miopatia e monitorar pacientes com rabdomiólise por lesão renal aguda.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais