Buscar

Samuel trabalha numa loja de departamentos. Ele foi contratado como vendedor e, após três anos, promovido a gerente,

Samuel trabalha numa loja de departamentos. Ele foi contratado como vendedor e, após três anos, promovido a gerente, quando, então, teve aumento de 50%, cujo valor era pago sob a rubrica "gratificação de função". Trabalhou por oito anos, findos os quais o empregador, para dar oportunidade a outra pessoa, resolveu reverter Samuel ao cargo de origem (vendedor). Diante do caso apresentado, assinale a afirmativa CORRETA: O empregador pode revertê-lo ao cargo de origem, mas a gratificação deve ser mantida, pois recebida há mais de cinco anos. O empregador não pode rebaixar Samuel como gerente, mas pode reduzir a gratificação de função. A atitude do empregador é ilícita, pois está rebaixando o empregado, em atitude contrária às normas trabalhistas. A atitude do empregador é legítima e ele pode suprimir a gratificação de função, já que o valor não foi percebido por mais de dez anos

💡 3 Respostas

User badge image

Motivo Amor

sim

0
Dislike1
User badge image

Gabriela Gattulli

Inicialmente, cabe destacar o previsto na CLT sobre gratificação de função, após a reforma trabalhista de 2017: 

Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

§ 1o  Não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança.                 

§ 2o  A alteração de que trata o § 1o deste artigo, com ou sem justo motivo, não assegura ao empregado o direito à manutenção do pagamento da gratificação correspondente, que não será incorporada, independentemente do tempo de exercício da respectiva função.       

Com isso, percebemos que diferentemente do entendimento anteriormente firmado pelo TST no qual após 10 anos de exercício do cargo de confiança e do ganho da “gratificação de função” a mesma não poderia ser revertida ao trabalhador. Entretanto, atualmente, não há tal garantia na CLT.  Sendo assim, vamos as opções:

O empregador pode revertê-lo ao cargo de origem, mas a gratificação deve ser mantida, pois recebida há mais de cinco anos.  – Opção incorreta, conforma art. 468 parágrafo 2º.

O empregador não pode rebaixar Samuel como gerente, mas pode reduzir a gratificação de função. Opção incorreta, conforme  parágrafo 1º do artio 468 da CLT;

 A atitude do empregador é ilícita, pois está rebaixando o empregado, em atitude contrária às normas trabalhistas. Opção incorreta, conforme  parágrafo 1º do artio 468 da CLT;

A atitude do empregador é legítima e ele pode suprimir a gratificação de função, já que o valor não foi percebido por mais de dez anos- Opção correta, entretanto, cabe destacar, provavelmente, a questão foi elaborada anteriormente a modificação supramencionada, sendo assim, a justificativa segundo a qual a gratificação de função pode ser reprimida se dá por clara previsão legal, segundo artigo 468 parágrafo 2º.

0
Dislike0
User badge image

Fabiano Alex

O Empregador pode reverter ai cargo de origem mas a gratidicação deverá ser mantida.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais