Buscar

3 causas fundamentais que justificam a crise do estado liberal

💡 6 Respostas

User badge image

Andre Duarte

  a) o reconhecimento de que determinadas atividades econômicas estão imbuídas, por sua natureza, de um interesse coletivo, afetando, praticamente, em sua exploração, a generalidade do grupo social; b) a exploração capitalista de atividades privadas e a competição predatória entre grupos se extrema em abusos lesivos a interesses indefesos e sem a representação eficaz, sensibilizando a opinião pública e inspirando o legislador, o juiz e o administrador na proteção ao economicamente fraco. O aviltamento da mão-de-obra lança as sementes da proteção ao trabalhador e da representação sindical. A política de preços espoliativos, as manipulações da produção e do comércio, as concentrações de capital visando lucros imoderados ou monopólios de mercado contrastam com os interesses do público consumidor, conduzindo ao regime de controle de tarifas e preços, aa defesa da economia popular e às medidas contra as concentrações de capital; c) a expansão dos grupos capitalistas entra em conflito direto com os próprios órgãos do poder político, sobre os quais atua, cuidando de aperfeiçoá-los aos seus interesses econômicos (o poder dentro do poder). (TÁCITO, 1997, p. 378)

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Consideramos que as principais características de um estado liberal são os enfoques: político, econÎmico e ético. O primeiro contra o absolutismo de um Estado, o ético frente a garantia de direitos individuais, incluindo as expressões religiosas e de pensamento, e o econÎmico, no que tange a regulação do Estado diante desse cenário. Se desenvolveu a partir do conceito de direito e exploração da propriedade privada.

Podemos resumir que as três principais causas que justificam a crise do estado liberal são: (1) a baixa presença do Estado na economia, ocasionando fatores como desigualdade social extrema e abuso de poder econÃŽmico. (2) Essa desigualdade provou severas revoltas e rebeliões entre “ricos” e “pobres”, (3) nesse período também aconteceu a guerra mundial, que provocou a grande depressão de 1929”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais