Buscar

Direito Processual Civil

1. Rafael propôs execução para entrega de coisa certa contra Joaquim, que, citado para satisfazer a obrigação, permaneceu inerte. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
a) o juiz poderá, desde logo, determinar a penhora de tantos bens quantos forem necessários para satisfazer a obrigação.
b) o juiz determinará a expedição de mandado de imissão de posse ou de busca e apreensão, conforme se trate de bem imóvel ou móvel, independentemente de requerimento do exequente.
c) o juiz poderá, a requerimento de Rafael, determinar, imediatamente, a indisponibilidade de ativos existentes em nome do executado.
d) Rafael poderá requerer desde logo a conversão da obrigação objeto da execução em perdas e danos.
2. Assinale a alternativa incorreta.
a) de acordo com o CPC, na execução de obrigação de fazer ou não fazer, fundada em título extrajudicial, se o valor da multa, por período de atraso no cumprimento da obrigação, estiver previsto no título, o juiz, ao despachar a petição inicial, poderá modificar o valor da multa quando insuficiente ou excessivo.
b) na execução de obrigação de fazer, se o executado, ciado, não satisfizer a obrigação no prazo designado, será lícito ao exequente, nos próprios autos do processo, requerer a satisfação da obrigação à custa do executado ou perdas e danos, hipótese em que se converterá em indenização.
c) se o executado realizar a prestação indicada no título executivo, o juiz ouvirá as partes no prazo de dez dias e, não havendo impugnação, considerará satisfeita a obrigação.
d) se a prestação negativa for de execução instantânea, a obrigação resolve-se em perdas e danos.
3. Na execução por quantia certa.
a) deve o juiz, ao despachar a inicial, fixar de plano e independentemente de requerimento, os honorários advocatícios a serem pagos pelo executado.
b) se rejeitados os embargos à execução, o juiz pode majorar o valor dos honorários.
c) é admitida a formação de litisconsórcio, o qual será sempre facultativo.
d) o exequente poderá obter certidão comprobatória do ajuizamento da execução, para fins de averbação no registro de imóveis ou qualquer outro registro de bens sujeitos à penhora, arresto ou indisponibilidade.
4. Sobre as modificações na penhora, indique a alternativa que está de acordo com o CPC.
a) o executado pode requerer a substituição de bem penhorado a qualquer tempo, desde que comprove que lhe será menos onerosa e não trará prejuízos ao exequente.
b) será admitida a redução ou a ampliação da penhora, bem como sua transferência para outros bens, se, no curso do processo, o valor de mercado dos bens penhorados sofrer alteração significativa.
c) a substituição de bem penhorado é direito subjetivo do executado, sendo desnecessária a prévia manifestação do exequente se preenchidos os requisitos legais.
d) admite-se a alienação antecipada de bens imóveis sempre que estiverem sujeitos a depreciação.
5. Em execução de título extrajudicial é lícito aos ascendentes do executado.
a) adjudicar os bens penhorados, exercendo esse direito depois de lavrado o auto de arrematação.
b) adjudicar os bens penhorados, oferecendo preço não inferior ao da avaliação.
c) remir todos ou quaisquer bens penhorados, exercendo esse direito no prazo de cinco dias que mediar entre a arrematação dos bens em praça e a assinatura do auto.
d) remir todos ou quaisquer bens penhorados, depositando o preço por que foram alienados, em prazo assinado pelo juiz.
6. As regras atinentes ao processo de execução permitem afirmar que.
a) a avaliação do bem penhorado é feita, em regra, por perito da confiança do juízo.
b) na expropriação por leilão judicial, se ultrapassado o horário de expediente forense, o leilão prosseguirá independentemente de novo edital no dia útil imediato, em novo horário designado pelo leiloeiro.
c) na expropriação por alienação particular de bens penhorados, a publicidade da oferta pode se dar pelo rádio ou mesmo por página na internet, dentre outros meios idôneos.
d) na execução por título extrajudicial, a atual fase de expropriação dos bens penhorados se inicia, necessariamente, pela publicação de editais para leilão público.
7. No que se refere aos títulos executivos a à execução contra a Fazenda Pública, julgue o item subsecutivo.
( ) É possível a execução fundada em título extrajudicial contra um ente público. Nesse caso, deverã ser observadas as regras procedimentais previstas no CPC para a execução contra a Fazenda Pública.
8. Quanto à execução envolvendo a Fazenda Pública, julgue o item a seguir.
( ) É de trinta dias o prazo para embargos à execução pela Fazenda Pública. Não sendo embargada a execução ou sendo os embargos rejeitados por decisão transitada em julgado, não se procederá à penhora. Nesse caso, expedir-se-á precatório ou requisição de pequeno valor em favor do exequente, observando-se o disposto na Constituição Federal.
9. Sobre a ação de alimentos e a execução de alimentos, é correto afirmar:
( ) O prisão não pode ser adotado para execução de alimentos transitórios.
10. Sobre os embargos do devedor:
( ) A concessão de efeito suspensivo não impede a realização da penhora e a avaliação dos bens.

💡 2 Respostas

User badge image

ADRIANA FERNANDES

1- B, 2 - D, 4-C, 7 certo, 8 certo 10 certo

0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais