Buscar

Revisão AV2 DIREITO CIVIL 1

Lindaura Cardoso Oliveira trabalha há 15 anos como auxiliar de serviços gerais numa empresa privada. Ela resolve pedir um empréstimo para o seu patrão; o mesmo nega, mas sugere a feitura da rescisão do contrato de trabalho, para

Lindaura sacar os valores depositados de FGTS, e a readmissão da mesma um mês após o saque, sendo que não seria

necessário ela sair do trabalho, pois o mesmo faria o pagamento por fora. Pergunta-se:

  1. Qual é o defeito do negócio jurídico existente no caso?
  2. O ato é nulo, anulável ou inexistente?
  3. Trace as características gerais desse vício. Fundamente sua resposta.

 

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Direito Civil I.


Segundo a portaria n. 383 de 19/06/92 do Ministério do Trabalho, considera-se fraude ao FGTS a readmissão do funcionário dentro do interregno de 90 dias. Vale lembrar que se o empregado pede demissão não se caracteriza a fraude mencionada.

O ato inexistente é aquele que não reúne os elementos necessários à sua formação. Ele não produz qualquer consequência jurídica. Já o ato nulo é o ato que embora reúna os elementos necessários a sua existência, foi praticado com violação da lei, a ordem pública, bons costumes ou com inobservância da forma legal. O ato nulo precisa de decisão judicial para a retirada da sua eficácia. O ato anulável é o que tem defeito de menor gravidade. Já a invalidade é uma forma genérica das subespécies de: nulidade e anulabilidade.


Portanto, o Ministério do Trabalho, considera-se fraude ao FGTS a readmissão do funcionário dentro do interregno de 90 dias.

1
Dislike0
User badge image

CAMILA NUNES

Pessoal responde aiii Por favoooooor

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Direito Civil I.


Segundo a portaria n. 383 de 19/06/92 do Ministério do Trabalho, considera-se fraude ao FGTS a readmissão do funcionário dentro do interregno de 90 dias. Porém, se o empregado pede demissão não é caracterizado como fraude. Esse ato é caracterizado como ato nulo, pois, apesar de existir, se ocorrer a readmissão antes dos 90 dias, é considerada uma violação da lei, ou seja, é nulo. Já o ato inexistente é aquele que não reúne os elementos necessários à sua formação.


Portanto, o Ministério do Trabalho, considera-se fraude ao FGTS a readmissão do funcionário dentro do interregno de 90 dias, sendo considerado como ato nulo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais