Buscar

Alguém sabe a diferença de difusão simples para a facilitada?

💡 7 Respostas

User badge image

Sara Karoline

Diferença entre a Difusão Simples e a Facilitada. A difusão simples e a facilitada tratam do mesmo processo de transporte passivo de substâncias através da membrana celular. A diferença é que na difusão facilitada existe o auxílio de proteínas, as permeases.

2
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Neste exercício, serão aplicados os conhecimentos sobre biologia para explicar a diferença entre difusão simples e difusão facilitada.


A difusão simples é um tipo de transporte passivo (sem gasto de energia celular) de um soluto através da membrana a fim de estabelecer a isotonia, ou seja, alcançarem a mesma concentração, pois o movimento é a favor de um gradiente de concentração.

Ou seja, neste tipo de transporte, a substância passa de um meio a outro (do intracelular para o extracelular ou vice-versa) simplesmente devido ao movimento aleatório e contínuo da substância nos líquidos corporais, devido a uma energia cinética da própria matéria. Em tal meio de transporte, não ocorre gasto de ATP intracelular nem ajuda de carreadores.

Exemplo: Gases como oxigênio ou dióxido de carbono atravessam a membrana celular com grande facilidade, simplesmente se dissolvendo na matriz lipídica desta membrana (oxigênio e dióxido de carbono são lipossolúveis).


Já a difusão facilitada, assim como a simples, também é uma modalidade de difusão sem gasto de energia e com transporte a favor do gradiente de concentração (do meio mais concentrado para o menos concentrado). Porém, a diferença é que, na difusão facilitada, o soluto atravessa a membrana com a assistência de um carreador proteico específico localizado na superfície da membrana - a permease.

Assim, este tipo de difusão diferencia-se dos demais uma vez que a sua velocidade de difusão tende a atingir uma velocidade máxima constante à medida que se aumenta a concentração da substância a ser difundida.


Fontes:

https://www.todoestudo.com.br/biologia/difusao-simples

https://www.infoescola.com/bioquimica/difusao-simples/

https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia/cito9.php


Resumindo, a principal diferença de difusão simples para a facilitada é que a facilitada ocorre com auxílio de carreadores proteicos.

2
Dislike0
User badge image

Martinhaa Cordeiro

Obrigada?
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais