Buscar

Qual a definição de arras?

💡 4 Respostas

User badge image

Maycon Souza

Palavra utilizada somente no plural, que significa uma garantia ou um sinal de um contrato como, por exemplo, o penhor. O termo arras possui duas espécies, confirmatórias e penitenciárias.

As arras confirmatórias têm a função essencial de confirmar o contrato, tornando-o obrigatório após a entrega do sinal. Com a confirmação as partes contratantes, ficam impedidas de rescindir o acordo unilateralmente, vindo a responder por perdas e danos se o fizer. Já as arras penitenciais existirão somente se as partes contratantes estipularem o direito de arrependimento. As arras ou sinal, no sentido penitencial, são, na realidade, uma pena convencionada que deverá ser cumprida pela parte que se valer da faculdade do arrependimento.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Arras ou sinal é uma espécie de prestação antecipada que funcionará como garantia, ou melhor, como reforço de que a obrigação futura será cumprida ou estabelecida. Vejamos o art. 420, do CC:

"Art. 417. Se, por ocasião da conclusão do contrato, uma parte der à outra, a título de arras, dinheiro ou outro bem móvel, deverão as arras, em caso de execução, ser restituídas ou computadas na prestação devida, se do mesmo gênero da principal."

Assim, se arras ou sinal for dado, então duas serão as consequências em caso de execução da obrigação firmada: se o sinal for do mesmo gênero da coisa dada, então será abatido no preço pactuado e será considerado como início de pagamento. Entretanto, se feito de forma diversa, será restituída, sem prejudicar a necessidade de pagamento da obrigação realizada (e.g. se um dono de apartamento deixa com um pintor 500 reais de entrada, como forma de garantir que a obrigação de pagar o serviço, que custava 2 mil reais, será cumprida, então será considerada como princípio de pagamento. Diversamente ocorre se o sinal for um relógio, por exemplo).

 

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O que são arras reciprocas

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais