Buscar

O pêndulo de Foucault é um pêndulo simples ou um pêndulo físico?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Pêndulo simples

O pêndulo simples consiste em um pivô, uma corda e uma massa. Para facilitar os cálculos, presume-se que a corda seja não elástica e tenha massa zero, e a viscosidade da viscosidade na massa é insignificante. A corda é girada e a massa é pendurada pela corda para que ela possa oscilar livremente. As únicas forças que atuam na massa são a força gravitacional e a tensão da corda. Diz-se que o movimento de um pêndulo simples para pequenos ângulos está na forma de simples oscilações harmônicas. O movimento harmônico simples é definido como um movimento tomando a forma de a = - (ω ^ 2) x onde "a" é a aceleração e "x" é o deslocamento do ponto de equilíbrio. O termo ω é uma constante. Um simples movimento harmônico requer uma força restauradora. Neste caso, a força restauradora é o campo de força conservativa da gravitação. A energia mecânica total do sistema é conservada. O período de oscilação é dado por onde é o comprimento da corda e g é a aceleração gravitacional. Se a viscosidade ou qualquer outra força de amortecimento estiver presente, o sistema é identificado como uma oscilação amortecida.

Pêndulo Composto

O pêndulo composto, também conhecido como pêndulo físico, é uma extensão do pêndulo simples. O pêndulo físico é qualquer corpo rígido que é girado de modo que possa oscilar livremente. O pêndulo composto tem um ponto chamado centro de oscilação. Isto é colocado a uma distância do pivô onde L é dado por L = I / mR; aqui, é a massa do pêndulo, é o momento de inércia sobre o pivô e R é a distância até o centro de massa do pivô. O período de oscilação para o pêndulo físico é dado por T = L é conhecido como o comprimento de giro.

Pêndulos são um tipo de objetos que exibe movimentos oscilatórios periódicos. O pêndulo simples é a forma básica do pêndulo, com a qual estamos mais familiarizados, enquanto o composto do pêndulo é uma forma estendida do pêndulo simples.O pêndulo de Foucault não é um pêndulo simples.

1
Dislike0
User badge image

Mariana Pi

entao o pendulo de Foucault é um pêndulo composto?
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais