Buscar

Como o diagnóstico molecular pelo PCR, auxilia no tratamento de doenças?

💡 2 Respostas

User badge image

Natalia Plinio Souza

O PCR (reação em cadeia da polimerase) é uma técnica que consiste em amplificar uma parte específica do DNA genômico de interesse. A maioria da bactérias e vírus tem seu material genético sequenciado, ou seja conhecido, assim é só utilizar primers específico de determinado agente infeccioso. Também é utilizado para identificar genotipo de vírus como HCV, para saber melhor tipo de tratamento.
1
Dislike1
User badge image

Lucas George

O diagnóstico molecular auxilia em tratamento de doenças mais complexas, que por vezes não são bem diagnostiadas via sorológica (sangue, fluidos em geral). Uma vez amplificado o fragmento do patógeno via PCR você terá a certeza que é aquele o agente etiológico em questão e poderá utilzar-se de um tratamento específico sem restrições. Além do mais, etapas adicionais da PCR como PCR-RFLP te permite identificar o patógeno a nível de espécie, especificando ainda mais e potencializando sua capacidade de tratamento. 

:)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais