Buscar

lâmina basal ela é vascularizada

💡 2 Respostas

User badge image

Odonto 2017

Não

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As laminas basais (juntas formam a membrana basal) servem de base para as células se apoiarem, para filtração de moléculas e  influenciam a polaridade da célula. Localizadas entre o epitélio e o tecido conjunto, onde uma lamina esta em contato com o tecido epitelial e a outra esta abaixo em contato com o tecido conjuntivo.


Entre as duas laminas basais estão proteínas proteoglicanas que mantem as duas laminas próximas. Na lamina de baixo há fibras de ancoragem que são os pontos de fixação do tecido conjuntivo.


A laminina é o principal componente da lâmina basal. Faz parte do grupo das proteínas multiadesivas, formadas por três cadeias polipeptídicas (α, β e ɣ) unidas por ligações dissulfeto, que se enovelam em forma de cruz – proteína heterotrimérica. Até o momento presente, são conhecidas 16 isoformas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais