Buscar

Em quais condições pode haver cavitação em uma bomba

💡 2 Respostas

User badge image

Jorge Filho

cavitacao é um fenômeno que ocorre devido a diferença de pressão da entrada do fluido na bomba para sua saída. A diferença de pressão torna a água gasosa formando bolhas. esse fenômeno arranca pedaços das pás da bomba
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

  Como em qualquer problema estrutural ou mecânico, é importante ter um processo de manutenção confiável. Verificar os componentes e o desempenho da sua bomba é uma ótima maneira de identificar os primeiros sinais de aviso de cavitação. Um ou uma combinação dos seguintes sintomas pode ser resultado de cavitação:     Fluxo ou pressão diminuídos: Se a sua bomba não está produzindo a quantidade de fluxo conforme declarado pelo fabricante, isso pode significar que a cavitação está ocorrendo.    


 Vibrações Inesperadas: A cavitação pode causar vibrações incomuns, não consideradas pelo equipamento usado e pelo líquido sendo bombeado.     Erosão do rotor: Peças do impulsor dentro do sistema, ou partes erodidas, são um sinal de fogo seguro de cavitação.     Falha de vedação / rolamento: a cavitação também pode causar vazamento ou falha dos vedantes.     Consumo de energia irregular: Se bolhas estiverem se formando ao redor do impulsor, ou se o impulsor em si já começou a falhar, talvez você perceba que sua bomba requer mais energia que o normal para transportar a mídia. Você também pode notar flutuações no uso de energia à medida que a sucção aumenta e diminui dependendo do desempenho do impulsor.


    Ruído: Se houver um sinal de cavitação, é ruído. Quando as bolhas implodem, elas podem fazer uma série de sons borbulhantes e rachados. Alternativamente, pode soar como pequenos mármores ou rolamentos de esferas chocalhando dentro do alojamento do impulsor. Além do acima, operar uma bomba centrífuga na extremidade direita do BEP (ou fora do final da curva) pode causar cavitação. Quando o fluxo aumenta, a Cabeça de sucção positiva líquida (NPSHr) também é aumentada e, quando o NPSHr excede a Cabeça de sucção positiva líquida disponível (NPSHa), ocorre a cavitação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais