Buscar

o que é dano moral?

💡 3 Respostas

User badge image

Diene Rodrigues

Danos morais são as perdas sofridas por um ataque à moral e à dignidade das pessoas, caracterizados como uma ofensa à reputação da vítima. Qualquer perda que abale à honra pode ser caracterizada como dano moral.

1
Dislike0
User badge image

Gabriell Oliveira

para ser caracterizado o dano a fato ocorrido deve ofender os princípios dos direitos fundamentais do ART 5° CF, no caso de ofensa a honra está previsto no enciso X - são invioláveis a intimidade , a vida privada , "a honra" é a imagem das pessoas... ou seja configurado o fato típico de violação a direito fundamental a resposta é sim, porém devemos perceber que os tribunais possuem uma corrente majoritária que diz que em alguns casos trata-se de um mero dissabor social e não caracteriza os danos.
1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Maria Helena Diniz estabelece o dano moral como “a lesão de interesses não patrimoniais de pessoa física ou jurídica, provocada pelo ato lesivo”. 

Ainda segundo a professora, “o dano moral direto consiste na lesão a um interesse que visa a satisfação ou o gozo de um bem jurídico extrapatrimonial contido nos direitos da personalidade (como a vida, a integridade corporal e psíquica, a liberdade, a honra, o decoro, a intimidade, os sentimentos afetivos, a própria imagem) ou nos atributos da pessoa (como o nome, a capacidade, o estado de família). Abrange, ainda, a lesão à dignidade da pessoa humana (CF/88, art. 1º, III).” 

Já o dano moral indireto ocorre quando há lesão a um bem ou interesse de natureza patrimonial, mas que, de modo reflexo, produz um prejuízo a um bem de natureza extrapatrimonial. 

O ordenamento jurídico não traz critérios fixos para a mensuração do dano moral. Os magistrados, portanto, observam os seguintes critérios:

  • extensão do dano;
  • condições socioeconômicas e culturais dos envolvidos;
  • condições psicológicas das partes;
  • grau de culpa do agente, de terceiro ou da vítima.

Em julgado, o STJ adotou o método bifásico para analisar a adequação do quantum indenizatório: em um primeiro momento fixa-se um valor básico, considerando o interesse jurídico lesado, em consonancia com precedentes semelhantes. Em um segundo momento, analisa-se as circunstancias fáticas para fixar um valor definitivo.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais