Buscar

defina e exemplifique estereoquimica

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A estereoquímica é um ramo da Química Orgânica que estuda as diversas possibilidades de estruturas em três dimensões das moléculas de carbono e suas consequências, isto é, as propriedades químicas resultantes.

Uma parte importante da estereoquímica é a estereoisomeria, que ocorre quando dois ou mais compostos são isômeros (palavra que vem do grego isoméres = “partes iguais”) ou, mais corretamente nesse caso, estereoisômeros, que são compostos com a mesma fórmula molecular, mas que se diferenciam unicamente pelo arranjo tridimensional de seus substituintes.

Veja, por exemplo, a projeção de Newman para duas conformações do etano:

Fórmula estrutural plana do etano: H    H
                                                   │    │
                                            H ─ C ─ C ─ H
                                                   │    │

                                                   H    H

Projeções de Newman:

Projeções de Newman para etano

A molécula do etano na conformação I-estrela, também chamada de “anti”, é a mais estável porque os seus substituintes estão afastados o máximo possível, passando por um mínimo de energia potencial. Conforme há a rotação, essa energia vai aumentando. Ao adquirir a conformação II- eclipse (ou syn), a energia atinge o seu máximo. Essa conformação é então a mesmos estável. Veja que os substituintes estão bem próximos uns dos outros. Dessa forma, a maioria das moléculas do etano encontra-se na forma anti, ou seja, na conformação mais estável.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais