Buscar

Qual o percurso do ar atmosférico durante a respiração. Fale da função da glote e epiglote.

💡 1 Resposta

User badge image

Thaís Granchi

Quando aspirado, o ar passa por um longo caminho até os pulmões, onde ocorrerão as trocas gasosas que fornecerão as nossas células oxigênio para elas continuarem a realizar suas funções.

            A entrada do ar pode se dar através das narinas,  o nariz tem como função esquentar, umedecer e filtrar o ar inalado para que haja o menor número possível de elementos externos em nosso corpo. 

O ar segue para a faringe, onde há uma bifurcação: o ar continuará seu caminho e os alimentos que foram ingeridos e passaram pelo mesmo caminho do ar até agora serão direcionados para o esôfago para que possa ser realizada a digestão.

A faringe também serve de entrada para o ar que entra na laringe.

epiglote se encontra no início da laringe e é uma espécie de lâmina que se encontra por detrás da língua e que serve para fechar a ligação da faringe com a glote durante a deglutição. Essa cartilagem evita a comunicação entre os aparelhos respiratório e digestivo.

A glote impede a entrada de alimentos e facilita a saída e a entrada de ar, enquanto que a epiglote é uma válvula que impede a comunicação do sistema digestório com o respiratório.

 

traquéia é responsável pela vocalização, ou seja, sem ela, seriamos incapazes de emitir sons. Os sons são produzidos conforme o ar passa pela caixa vocal. Além disso, ela possui epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado, que tem como objetivo limpar novamente o ar que está cada vez mais dentro do nosso corpo.

Chegando a árvore bronquial, o ar passa pelo brônquio principal (ou primário), brônquio lobar (ou secundário) e brônquio segmentar (ou terciário), onde será continuamente limpo. Os brônquios vão se ramificando, ficando cada vez menores e dando origens aos bronquíolos, que termina em pequenas bolsas formadas por células epiteliais achatadas.

Essas bolsas, chamadas alvéolos pulmonares, são recobertas por capilares sanguíneos. Eles possibilitarão que o oxigênio será levado pela corrente sanguínea do sistema circulatório e poderá ser levado para todo o corpo, alcançando as células. Por isso são considerados as estruturas funcionais de respiração.

            Uma vez que o ar sai do nosso corpo pelo mesmo lugar (nariz ou boca) que entrou, sabemos que ele irá realizar o caminho inverso ao qual percorreu até que houvessem as trocas gasosas nos alvéolos pulmonares. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais