Buscar

resistencia dos materiais

Defeitos nas estruturas cristalinas dos materiais ocorrem espontaneamente em função do processo de obtenção. Interferem diretamente nas suas propriedades e são por vezes provocados intencionalmente.  Com relação à classificação dos defeitos, podemos afirmar que se dividem em defeitos pontuais, defeitos lineares e defeitos superficiais. Sobre estes defeitos temos que:
 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

DEFEITOS PONTUAIS

São impurezas intersticiais ou substitucionais ou vacâncias, que são lacunas.Nos materiais, devido às suas temperaturas, as moléculas deles estão sempre vibrando e, quanto maior a temperatura, maior a vibração. Isso vai provocar o aumento da ocorrência de vacâncias, ou lacunas, que são quando átomos de sua estrutura saem da sua posição. Ou então, pode causar impurezas substitucionais e intersticiais que são quando você tem algum átomo dentro da sua estrutura cristalina, ocupando os espaços vazios entre os átomos daquela estrutura. Esses espaços vazios são chamados de interstícios.

tipos:

Auto-intersticial: átomo da própria rede ocupando um insterstício

Impureza Substitucional: átomo diferente ocupando uma vacância

Impureza Intersticial: átomo diferente ocupando um insterstício

Vacância: ausência de átomo

 

DEFEITOS LINEARES

São imperfeições da rede que ocorrem ao longo de uma linha. As discordâncias são defeitos lineares.
Existem três tipos de discordâncias: em cunha, em hélice e mista (mistura de discordância em hélice e em cunha).
A discordância em cunha pode ser compreendida como um semiplano de átomos introduzido entre planos cristalinos regulares.As discordâncias deformam localmente a rede, criando tensões locais compressivas e trativas.
 As discordâncias ocorrem naturalmente na rede, como forma de reduzir a energia livre, ou são criadas por tensões externas. Em materiais lentamente resfriados a densidade de discordâncias é da ordem de um milhão de cm de linha de discordância por cm3.
 As discordâncias estão envolvidas na deformação plástica dos cristais. Tensões cisalhantes causam seu movimento. A discordância se move até a superfície do material dando origem a um degrau. O material sofre uma deformação não recuperávelDurante o processo de deformação, a densidade de discordâncias pode chegar a um trilhão de cm/cm3 através de mecanismos de multiplicação de discordâncias.
O movimento de discordâncias ocorrem em planos compactos e, nestes planos, nas direções compactas.

 

DEFEITOS SUPERFICIAIS


São imperfeições que ocorrem ao longo de uma superfície. Estes defeitos possuem alta energia e são responsáveis alguns fenômenos.
SUPERFÍCIE EXTERNA: demarca os limites do cristal. Nesta região existem muitas ligações desfeitas e átomos deslocados de suas posições regulares. Isto eleva a energia do cristal. A alta energia superficial é uma barreira para o processo de crescimento de cristal no início da solidificação e é a causa da sinterização.
CONTORNOS DE GRÃO: São as interfaces entre grãos. Nestes locais, têm-se o desalinhamento das redes dos grãos adjacentes. Há maior concentração de defeitos e ligações desfeitas. A energia dos contornos de grão depende do nível de desalinhamento das redes dos grãos adjacentes. Os contornos de grão atuam como barreiras ao movimento de discordâncias, sítios para nucleação de fases e caminhos de propagação de trincas.
MACLAS E CONTORNOS DE MACLAS: São distorções da rede cristalina causadas por pequenos deslocamentos dos átomos de suas posições regulares, devido a tensões ou tratamento térmico, fazendo com que a parte deformada da rede pareça ser uma imagem da parte não deformada refletida em espelho. A formação de maclas é também um mecanismo de deformação plástica. A interface entre as porções deformada e não deformada é denominada de contorno de macla.

fonte:

Resistência dos materiais

Livro por Russell C. Hibbeler

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Resistencia dos materiais

Resistência dos Materiais I

UNINTER

User badge image

Luiz Fernando Carneiro

Question Icon

me ajudem, resistencia dos materiais

Resistência dos Materiais I

UNINTER

User badge image

geser gadiel

Question Icon

apol 1 resistencia dos materiais

Resistência dos Materiais I

UNINTER

User badge image

Paaulamoura

Question Icon

RESISTENCIA DOS MATERIAIS

Resistência dos Materiais I

UNICEUB

User badge image

Matheus Vinicius Galvão