Buscar

qual a relação dos estômatos com o aquecimento global?

💡 2 Respostas

User badge image

Murphy Cooper

Os estômatos são responsável pelas trocas gasosas :

  • Liberação de oxigênio-subproduto da fotossíntese;
  • Liberação de Água(g)-Transpiração
  • Absorção de Carbono


As taxas de evapotranspiração variam dramaticamente dependendo de vários fatores, como temperatura, umidade, disponibilidade e intensidade dos raios solares, precipitação, tipo de solo e de planta, ventos, inclinação da camada superficial do solo, entre outros.

A transpiração e a evaporação são elevadas à medida que as temperaturas do ar e da superfície do solo aumentam; maiores temperaturas levam estruturas celulares (estômatos) na superfície das folhas - por onde a água é perdida para a atmosfera - a abrirem, enquanto baixas temperaturas promovem o fechamento dos estômatos.

Cientistas têm predito por vários anos que o ciclo da água na Terra irá ganhar substancial energia à medida que a superfície do nosso planeta se aquece devido ao aquecimento global causado pelo excesso de emissão de gases estufas na atmosfera a partir das atividades humanas (atividades antropogênicas). Esse aumento de energia no sistema acaba levando a maiores níveis de evapotranspiração e maior capacidade da atmosfera de reter vapor d'água (por sua vez intensificando ainda mais o efeito estuda - feedback positivo) (1). Porém, provar isso têm sido difícil por causa de limitações metodológicas.


Obs: É só lembrar que a água que regular a temperatura na terra.


Fonte: https://www.saberatualizadonews.com/2021/06/evapotranspiracao-global-esta.html

2
Dislike0
User badge image

Erika Ferreira

Os estômatos possuem a capacidade de fechar os ostiolos quando as temparaturas estão elevadas, esse mecanismo acontece objetivando controlar a perda de água decorrente do processo de transpiração.

 

1
Dislike4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais